quinta-feira, 26 de novembro de 2009

MOSTRA DO NÚCLEO DE ANIMAÇÃO DO CTAV

Dias 27 de novembro a 1º de dezembro


Local: Cinemateca de Curitiba

Entrada Franca

Classificação 10 anos para todos os filmes


A animação brasileira fala hoje de igual para igual com os principais centros produtores do mundo. Tanto é assim que vários animadores brasileiros trabalham atualmente em Hollywood e longas e curtas nacionais têm constante presença em festivais internacionais. Esta coletânea de curtas realizados na década de 1980 ajuda a traçar um desenho histórico do começo efetivo deste processo. Realizados a partir de um acordo entre a extinta Embrafilme e o National Film Board do Canadá - acordo que levou à criação do Centro Técnico Audiovisual (CTAV) -, são trabalhos de uma série de realizadores que se tornariam capitais no desenvolvimento posterior da animação no Brasil. São desenhos de técnica simples, mas de grande potencial poético e lúdico. Total do programa: 56’


Dias 27 de novembro e 1º de dezembro, sessão somente às 16h

De 28 a 30, sessões às 16h e 20h


EM NOME DA LEI (RJ, 1986 – 4’ - animação). Direção de Rodrigo Guimarães. Panorama sobre o autoritarismo e a opressão, através de três personagens que se movimentam em sincronismo com a trilha musical. Realizado com grafite e papel, colorido com aquarela.

EVOLUZ (RJ, 1986 – 5’ - animação). Direção de Jose Rodrigues Neto. Um índio caminhando na praia vê luzes caindo do espaço. Ao cair transformam-se em árvores com frutos luminosos, que oferecem ao índio, que ao comê-lo fica “iluminado”, com poder de ir a outras galáxias procurar a sua dualidade (índia) e libertá-la da pirâmide da sociedade. Ao libertá-la eles vão a um planeta onde existe várias árvores semelhantes.

INFORMÍSTICA (RJ, 1986 – 7’ - animação). Direção de César Coelho. Um líder espiritual é encarregado de enfrentar e domesticar a máquina através de enigmas e palavras mágicas. Subitamente a máquina sai do seu controle e o destrói, mas uma criança, por curiosidade, arranca o fio da máquina desligando-a. Estabelece-se o caos.

INSTINTO ANIMAL (RJ, 1986 – 6’ - animação). Direção de Lea Zagury. Este filme estuda os movimentos de alguns animais dentro de um ponto de vista subjetivo, levando o espectador a sentir-se na pele de cada animal abordado (onça, macaco, cobra e gavião).

NOTURNO (RJ, 1986 – 5’ - animação). Direção de Aída Queiroz. Estudo gráfico de movimentos de cavalo.

O MÚSICO E O CAVALO (RJ, 1986 – 5’ - animação). Direção de Telmo Carvalho. Este filme mostra, através do encontro entre um sanfoneiro de rua e um cavalo amestrado de circo, ambos vítimas de situações adversas e difíceis, a amizade e a solidariedade

PRESEPE (RJ, 1986 – 6’ - animação). Direção de Patrícia Alves Dias. Dois bonecos de mamulengo nordestinos desembarcam numa cidade grande. Sonho ou pesadelo?

QUANDO OS MORCEGOS SE CALAM (RJ, 1986 – 6’ - animação). Direção Fabio Lignini. Numa estrada deserta, um homem enfrenta uma terrível tempestade, até chegar a uma casa misteriosa que o aguarda com surpresa.

TEM BOI NO TRILHO (RJ, 1986 – 6’ - animação). Direção de Marcos Magalhães. Um bezerro abandona a boiada, atraído pelo trem que passa pelo sertão em seca. O Vaqueiro, ao perseguir o boizinho, acaba levando-o de encontro à locomotiva. O que parecia ser um trágico desastre, porém, cede lugar a um final inesperado.

VIAGEM DE ÔNIBUS (RJ, 1986 – 6’ - animação). Direção de Daniel Schorr. Viagem de uma jovem a caminho do trabalho. Cenas do cotidiano urbano do Rio de Janeiro observadas a partir da janela do ônibus que cruza a cidade misturam-se ao sonho na imaginação da jovem.

Nenhum comentário: