quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Orquestra de Câmara apresenta-se com regência de Ricardo Bologna


Nos concertos, dias 20 e 21 de novembro, na Paróquia São Pio X e na Capela Santa Maria, Ricardo Bologna também atua como solista. Ele executa marimba numa das obras do programa.

A Orquestra de Câmara Cidade de Curitiba, grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, faz duas apresentações neste fim de semana com a participação do percussionista e regente Ricardo Bologna. Os concertos, que integram a temporada 2009 patrocinada pela Volvo, acontecem na sexta-feira (20), às 20h, na Paróquia São Pio X, e no sábado (21), às 18h30, na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Além de reger a orquestra, Ricardo Bologna fará o solo de marimba numa das obras do programa, o “Divertimento para Marimba e Orquestra de Cordas”, de Radamés Gnatalli.

Percussionista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e professor do Departamento de Música da USP, Ricardo Bologna escolheu para o repertório do concerto obras de compositores brasileiros e estrangeiros do século XX. O programa abre com o Prelúdio das Bachianas Brasileiras nº 4, de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), numa homenagem ao compositor no cinquentenário de sua morte. “Villa-Lobos deixará para sempre obras que enfatizaram, de forma inovadora, seu caráter brasileiro, com uma influência bem-vinda dos grandes compositores da música ocidental, como Bach e Debussy”, diz Ricardo Bologna.

O “Divertimento para Marimba”, de Radamés Gnatalli (1906 – 1988), é uma das obras mais curiosas, justamente por utilizar a marimba, um instrumento de percussão não muito conhecido pelos brasileiros na época em que foi composta (1973). Nessa peça, além de reger o grupo, Bologna fará o solo de marimba. “Elegia”, de Glauco Velásquez (1984-1914), caracteriza-se pela trama polifônica. “De caráter acentuadamente improvisatório, a melodia velasquiana é um devenir contínuo, carregado de estranhas tensões harmônicas”, afirma o regente.

Entre os compositores estrangeiros, foram selecionados Aaron Copland (1900-1990) e Igor Stravinsky (1882 - 1971). De Copland, o maestro optou por duas obras para orquestra de cordas, que caracterizam o estilo do compositor. “Copland foi um compositor inspirado pelos mais diversos estilos musicais, desde as marcadas influências francesas no início de sua carreira até a linguagem do jazz, da música folclórica e da música moderna”, conta o regente. O Concerto em Ré Maior para Orquestra de Cordas, de Stravinsky, encerra o programa. Essa obra foi escrita pelo compositor russo sob encomenda, para comemorar os 20 anos da orquestra suíça Basler Kemmerorchester, em 1946. A peça também marcou o retorno do compositor aos palcos europeus. Stravinsky havia emigrado para os Estados Unidos, no início da Segunda Guerra Mundial, e lá permaneceu até o fim de sua vida.

O regente – Ricardo Bologna nasceu em São Paulo e estudou no Conservatório de Música de Genebra (Suíça). Em 1997, obteve o Diploma de Especialização em Marimba (único curso voltado exclusivamente ao ensino desse instrumento), no Conservatório de Rotterdam (Holanda). Como regente, estudou em Genebra com o maestro Laurent Gay (99), no Rio de Janeiro com o maestro Roberto Duarte (2000-01) e em São Paulo com o maestro Ronaldo Bologna.

Em 1990, Ricardo Bologna fundou o Duo Contexto de percussão, com o percussionista Eduardo Leandro. Em 1996, o duo ganhou o primeiro prêmio no concurso Internationaler Musikwettbewerb für die jünge Kultur, em Dusseldorf (Alemanha), com grande sucesso de público e crítica. Desde 1999, o duo vem realizando vários concertos na Europa, Estados Unidos e América Latina, com a flautista Verena Bosshart, especializada no repertório contemporâneo. Ricardo Bologna é também regente e diretor artístico do Percorso Ensemble, grupo que fundou em 2002, especializado na execução do repertório dos séculos XX e XXI. O Percorso lançou seu primeiro CD em 2007.

Serviço:

Concerto da Orquestra de Câmara da Cidade de Curitiba com regência de Ricardo Bologna

Local: Paróquia São Pio X (Rua Hermes Fontes, 1073 – Batel)

Data e horário: 20 de novembro de 2009 (sexta-feira), às 20h

Entrada franca

Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (Rua Conselheiro Laurindo, 273 – Centro)

Data e horário: 21 de novembro de 2009 (sábado), às 18h30

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (mais um quilo de alimento não perecível)

Nenhum comentário: