segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Passos Largos

Passos Largos

Poemas de Vida

de Yolanda Teixeira Monteiro


Páginas: 136


Reinaldo Polito, o “principal professor de oratória do País” foi aluno de Yolanda. Assim como muitos outros araraquarenses, eis alí o exemplo do bom mestre e do aluno eternamente agradecido. Escreveu ele em sua coluna - "Ela me deu de presente também o livro de poesias que escreveu – “Passos largos”, que já devorei da primeira à última página. Como eu imaginava, um livro excepcional, produzido por uma pena sensível, culta e muito perspicaz."

De fato, a poesia de Yolanda é intensa como em Quando o dia Chegar! - Vale a pena Esperar!/Já então ninguém manda.../Só.../Só.../Apenas Banda!(...) e inquietante como em Estímulo - (...) Âncora/Andar esperto,/Espadelador de uma partida..."
Experimente o frescor desta poesia. (E.C.)

“A poesia de Passos Largos não está buscando tão somente a literalidade, mas pretende reproduzir liricamente o percurso do homem à procura de seu fim, seu destino. É uma poesia engajada na vida, vida em transcendência. O elemento político está daqui apartado: ser cidadão do mundo, estar no mundo, com desejos de buscar, como opção preferencial, a luz da eternidade”. Jorge Cury

A autora
Yolanda Teixeira Monteiro nasceu em Araraquara, São Paulo, em 28 de março de 1933. Professora de Português, licenciada pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, em Letras Neolatinas, é também especialista em Literatura Brasileira e em Filologia e Língua Portuguesa, pela mesma Universidade.

Em 1956, concursada, tem sua nomeação para exercer, em caráter efetivo, o cargo de professora secundária. Em 1972 e 1973, conclui Especialização em Literatura Portuguesa, ministrada pelo Prof. Dr. Jorge Cury. Durante toda a sua trajetória, dedica-se aos estudos, às aulas que leciona e à vida em família, sempre, porém, escrevendo, ao longo dos anos vividos.

Publicou também o livro Fatos Rimados e aguardam publicação Concerto Chanfrado, Alma em Mergulho, Revelação, Aleluia, Retrospecto Longínquo e Sonhos de Barítono, todos de poesia. Uma das ganhadoras, em 2008, do concurso promovido pela Academia Brasileira de Letras, que homenageia Machado de Assis, no centenário de sua morte.

UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: