quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PROGRAMAÇÃO CINEMA CURITIBA

CINEMATECA - Sala Groff Rua Carlos Cavalcanti nº 1.174 / fone (41) 3321-3270 (De segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h30) e (41) 3321-3252 (diariamente, das 14h30 às 21h) – Ingressos a R$ 5 e R$ 2,50 (estudantes). Gratuito para pessoas com idade a partir de 60 anos. www.fccdigital.com.br

Mostra de Cinema Africano

Dia 20 (ver programação anexa)

Entrada franca

Mostra AVEC 2009

De 21 a 24 (ver programação anexa)

Entrada franca

BANG BANG (BR/SP-MG, 1970, fic, pb, 85’). Direção de Andréa Tonacci. Com Paulo César Pereio, Jura Otero, Abrão Farc, Ezequias Marques, Thales Pena, Antonio Naddeo.

O ator de um filme em realização vive sem distinção a sua realidade pessoal e a ficção de seu personagem. Busca um sentido e uma saída daquela situação enquanto é perseguido por bandidos, um mágico, uma fantasia amorosa, um bêbado, sua auto-imagem.... A comicidade, os motivos da perseguição, as situações, os personagens, a cenografia, os diálogos e a trilha sonora, que utiliza temas conhecidos de outros filmes, remetem a símbolos, metáforas e à recusa da possível lógica narrativa, permitindo ao espectador uma sensação análoga à do personagem central. Uma viagem bem humorada e visualmente moderna. Classificação 12 anos

Dias 25 e 26, sessão às 16h – entrada franca

Lançamento de Filmes do Projeto Ficção Viva

Exibição de curtas-metragens produzidos em 2009 pelo Projeto Olho Vivo

Dias 25 e 26

entrada franca

classificação 12 anos para todos os filmes

Dia 25, às 20 e 21h30:

UM VESTIDO E UM AMOR (BR/PR, 2009 – ficção - 20’). Direção de Luciano Coelho. Greice Barros, Nana Rodrigues, Rossana Ceres, Alessandra Flores e José Ronaldo Ribeiro .

No brechó de Juraci cada roupa tem uma história muito especial. A jovem Beatriz chega à procura de uma peça que a inspire na criação de seu personagem para uma montagem teatral. Lá se depara com um vestido de noiva, e ouve de Juraci a misteriosa história da mulher que nunca pôde usá-lo, mas continua vindo uma vez por mês para visitá-lo. Beatriz deseja comprar o vestido, sem saber que o destino da noiva e seu falecido noivo ainda está por ser definido.

AS PESSOAS E AS COISAS (BR/PR, 2009 – doc – 30’). Coordenação Geral Luciano Coelho e Marcelo Munhoz.

Que histórias estão por trás de cada objeto que passa por nossa vida? Compramos, vendemos, guardamos, atribuímos valor e significado das mais variadas formas. Serão então os objetos capazes de revelar quem somos, melhor do que nós mesmos? Produzido a partir da pesquisa sobre o universo “Pessoas e Objetos” dentro do projeto Ficção Viva, este documentário entrevistou colecionadores, antiquaristas, donos de brechós e sebos. Símbolos de dores e alegrias. Representação de sonhos e identidades. Apego e desapego. Essas são algumas das relações entre as pessoas e as coisas surgidas nas histórias pelos personagens.

Dia 26, às 20h e 21h30:

RETRATO DE FAMÍLIA (BR/PR, 2009 - ficção – 29’). Direção de Marcelo Munhoz. Com Luiz Godoi, Bel Fernandes, Julien Guimarães Coelho, Ellen Piragine, Natalia Fantini e Alcione Janeiro.

Osvaldo é um advogado aposentado que, depois da morte da esposa, segue vivendo na cadência discreta de seu velho relógio. Um derrame acaba com a ordem de sua vida. Seus filhos, Vera e Tiago, contratam uma enfermeira, Noeli, que impõe um novo ritmo para a casa, mexendo com o frágil equilíbrio entre Osvaldo e sua família.

BETES (BR/PR, 2009 - ficção – 18’) Direção de Bruno Macuso e Vinicius Mazzon. Com Ed Canedo, Gerson Delliano, Rozana Percival, Thomas Kuhn , Guilherme Empke.

André volta para sua casa de infância para reconciliar-se com Jonas, seu irmão mais velho. Ali conhece Silvia, a esposa do irmão, grávida de 6 meses, e se depara com um novo lar, que não é mais o seu. Durante um jogo de betes com os amigos, o antigo conflito entre os irmãos vem à tona.

Nenhum comentário: