sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Anna Bella Geiger apresenta obras na Galeria da CAIXA


A última mostra de 2009 reúne trabalhos da artista de 1972 aos dias de hoje

A CAIXA Cultural Curitiba promove de 16 de dezembro de 2009 a 21 de fevereiro de 2010 a exposição “Anna Bella Geiger - Fotografia além da Fotografia (1972-2008)”. A exposição, que abre na terça (15), apresenta o trabalho de uma das mais importantes artistas plásticas brasileiras da atualidade.

Sob curadoria de Adolfo Montejo Navas, a mostra é composta por mais de 50 obras, algumas delas inéditas para o público curitibano. Trata-se de um programa de trabalhos da artista, de 1972 a 2008, nos quais ela utiliza a condição da fotografia como um dos elementos integrantes essenciais na sua obra.

O uso intertextualizado da imagem fotográfica na obra de Anna Bella Geiger inclui desde os chamados “registros” de ações performáticas do início dos anos 70, como em “Circumbalatio” (1972), a fotogravuras em metal e serigrafia (de 1973 em diante), fotomontagens, fotografia objetual e fotografia-vídeo. A mosta reúne obras como “Brasil nativo/Brasil alienígena” (1977), “O Pão nosso de cada dia” (1978), “Camouflage” e objetos como “Brasil is in my mind” (1994), “Ouvinte do Brasil” (1998) e “Aprés Man Ray” (2007) apresentadas recentemente em mostras internacionais na Alemanha, Polônia e Espanha.

O elemento fotográfico, recorrente na sua obra é transformado, onde sua própria materialidade e seus processos funcionam como intervenções, apropriações e semioses lingüísticas em sua conquista de uma outra imagem. Neste novo campo estético a fotografia na obra desta artista está para além do próprio corpus do qual se serve.

Segundo o curador, o título dado a esta mostra, por seu moto contínuo, estabelece a fotografia na obra desta artista como disciplina experimental e recurso estético, num processo conceitual e renovador. Segundo ele, suas obras possuem “um alto grau de presença que se transforma em diferentes registros e suportes, em uma função contaminante e transversa”. As obras estão não só em sintonia com a fotografia, mas são precursoras de várias das questões contemporâneas da visualidade, não só por suas indagações, mas por aproximar a arte de questionamentos críticos sobre a nossa própria visualidade.

A última vez que Anna Bella Geiger apresentou uma grande mostra foi em 2004 em São Paulo, com “Obras em Arquipélago” no Instituo Tomie Ohtake. Em 2006 a vídeo-instalação denominada CIRCA foi exibida na Fundação Eva Klabin e remontada em 2007 na PARARELA à Bienal de São Paulo. Após a permanência na CAIXA Cultural São Paulo, a exposição passou pelos espaços da CAIXA Cultural em São Paulo e Salvador.

Anna Bella Geiger

As obras da artista são compostas por gravuras, pinturas, desenhos, fotomontagens e vídeos. No início da década de 50 foi morar em Nova York, estudando História da Arte no Metropolitan Museum e Sociologia da Arte na Universidade de NYcom a historiadora alemã Hannah Levy Deinhard, que fundou esta disciplina naqueles anos. Tem participado de inúmeras mostras internacionais em museus e nas Bienais de São Paulo, assim como na Bienal de Veneza e da 5éme Bienalle de Photographie, na Bélgica. Em 1982 recebe o prêmio da Fundação Guggenheim, NY e em 2000, a Bolsa VITAE de pesquisa em Artes Plásticas. Obteve vários prêmios internacionais como em 1962, da Casa de las Américas, Havana, da Bienal de desenho em Buenos Aires, da Bienal de Cuenca, com pintura, e recentemente o Prêmio da Crítica, abca por sua trajetória artística.


Suas obras fazem parte de várias coleções particulares e de acervos de museus como o MoMA de NY, a FOGG Collection-Harvard, a GETTY Fundation em Los Angeles, o Beaubourg (Pompidou) Paris, o Victoria & Albert Museum-Londres, o MCABA em Barcelona, o Museu Reina Sofia em Madrid, o CGAC em Santiago de Compostela, entre outros. No MAM RJ e SP, no MAC Niterói e muitos outros. Com Fernando Cocchiarale escreveu e publicou o livro “Abstracionismo Geométrico e Informal – Vanguarda brasileira nos anos 50”.



Serviço: Exposição: “Anna Bella Geiger” Local: Galeria da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Abertura: 15 de dezembro 19h30 Data: de 16 de dezembro a 21 de fevereiro Horários: de terça a sábado das 10 às 21h e domingos das 10 às 19h Ingressos: Entrada Franca Informações: (41) 2118-5114 Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: