quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Clarinetista italiano toca com Orquestra à Base de Sopro


Gabriele Mirabassi é o convidado que toca com a Orquestra à Base de Sopro nos dois espetáculos que acontecem no final de semana.

A Orquestra à Base de Sopro prepara-se para tocar com seu primeiro convidado internacional, um dos maiores expoentes do clarinete: o italiano Gabriele Mirabassi. Depois de encantar a todos com sua musicalidade na Oficina de Música em janeiro de 2009, ele volta ao Brasil para mostrar, juntamente com a orquestra, nos dias 5 e 6 de dezembro (sábado e domingo), no Teatro do MON (Museu Oscar Niemeyer), o seu lado criativo, com composições próprias e arranjos inéditos.

A formação musical de Gabriele Mirabassi, logo após diplomar-se no curso de clarinete, ficou voltada para a música contemporânea. Paralelamente, começou a trabalhar profissionalmente no ambiente jazzístico, atividade que a partir da gravação do disco “Coloriage” (1991), em duo com o acordeonista Richard Galliano, tornou-se cada vez mais consistente e exclusiva. Em 1996 venceu o Top Jazz na categoria “Melhor Novo Talento”. Em 2000, no Festival “Úmbria Jazz”, apresentou-se ao lado de Luciano Biondini, Michel Godard e Francesco D´Auria no projeto Lo Stortino, que recebeu muitas críticas positivas, tanto na Itália como no exterior.

Em primeiro de outubro de 2003, Mirabassi e o violonista, compositor e cantor brasileiro Guinga lançaram o primeiro CD em duo, “Graffiando vento”, apresentado, na ocasião, no Úmbria Jazz Summer 2004 e considerado pela crítica da Folha de S. Paulo como o “melhor disco de música instrumental brasileira do ano”. As colaborações são numerosas e heterogêneas no plano do estilo e da linguagem. Muitas são documentos discográficos (Rabih Abou Khalil, Mina, John Cage, Ivano Fossati, Battista Lena, Riccardo Zegna, Enrico Pieranunzi, Roberto Gatto, Cristina Zavalloni, Trio Madeira-Brasil, Instituzione Sinfônica Abruzzes, Marco Paolini, Mario Brunello, Orchestra d´Archi Italiana, apenas para citar algumas).

Com “Costruzione”, o clarinetista participa do espetáculo/concerto dedicado a Chico Buarque de Holanda. Em seu último trabalho, “Canto d’ebano”, utiliza o clarinete para fazer referência a esse tipo de madeira africana.

Orquestra À Base de Sopro - Criada por Roberto Gnattali, a orquestra, em 2007, lançou um CD com músicas de Waltel Branco e foi convidada a participar do 8° Festival de Música Instrumental de Tatuí. Atualmente é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira do país. É composta por 17 músicos: 2 flautas transversais, 2 clarinetes, 1 clarone, 2 sax alto, 1 sax tenor, 2 trompetes, 2 trombones e uma base rítmico-harmônica (piano, guitarra, baixo, bateria e percussão). Desde 2002, tem a direção artística do clarinetista Sérgio Albach.

A Orquestra À Base de Sopro incentiva seus componentes a trabalhar nos arranjos, composições e improvisações, revelando seus talentos nos concertos “Nossos Compositores”, já na sua terceira edição, além de trabalhar com vários convidados, conhecendo outras estéticas da música brasileira. Já se apresentaram com a orquestra: Itiberê Zwarg, Proveta, Léa Freire, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, André Mehmari, Mauro Senise, Laércio de Freitas, Teco Cardoso e Arrigo Barnabé, que escreveu uma obra exclusiva para o grupo: “A Metamorfose”. Em 2002, ganhou o prêmio Saul Trumpet como melhor grupo instrumental. Foi indicada para o Prêmio TIM na categoria revelação 2008 pelo CD “Mestre Waltel”.

Privilegiando a música brasileira, procura incluir em seu repertório o maior número possível de tendências e gêneros musicais brasileiros. O objetivo é fomentar o aperfeiçoamento dos músicos e a formação de platéia dentro da sua própria cultura.

Serviço: Orquestra à Base de Sopro recebe o clarinetista italiano Gabriele Mirabassi

Local: Teatro do MON - Museu Oscar Niemeyer-Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cívico

Data e horário: 5 e 6 de dezembro de 2009. Sábado, às 20h, e domingo, às 19h.

Ingressos – R$ 10 ou R$ 5 (1 kg de alimento não perecível. Promoção não cumulativa)

Informações: 3350 4441 / 4429

Nenhum comentário: