domingo, 6 de dezembro de 2009

Fundação Cultural reúne Comissão do Mecenato

O objetivo do encontro é apresentar aos novos membros a proposta de lançamento de edital do Mecenato Subsidiado. A reunião acontece na próxima quarta-feira (09), na sede da Fundação Cultural de Curitiba.

A Fundação Cultural de Curitiba convocou os novos membros da Comissão do Mecenato para uma reunião na próxima quarta-feira (09). O objetivo do encontro é apresentar a proposta de lançamento de edital do Mecenato Subsidiado, uma das modalidades do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura – PAIC. Se aprovado pela comissão, o edital deverá ser lançado até o final de dezembro e o julgamento acontecerá em 2010.

A Comissão de Análise do Mecenato Subsidiado tem 44 membros, entre titulares e suplentes. Ela é subdivida em sete subcomissões, responsáveis pela elaboração dos critérios que embasarão a avaliação de mérito dos projetos inscritos. Os membros foram indicados pela Fundação Cultural de Curitiba, pela comunidade artística e cultural organizada, pelos incentivadores e alguns diretamente pelo prefeito Beto Richa. A nova comissão foi nomeada pelo Decreto 947, de julho de 2009, e desde então tem se reunido periodicamente para avaliar os processos em andamento.

Este será o terceiro edital de Mecenato lançado pela Fundação Cultural de Curitiba, desde que a Lei foi reformulada em 2005. “Em virtude dos efeitos da crise econômica, achávamos que não seria possível lançar o edital este ano, pois tivemos uma diminuição na arrecadação e precisávamos garantir os recursos para os projetos aprovados que ainda estão em fase de captação”, destaca Paulino Viapiana, presidente da Fundação Cultural. Ele lembra que só no edital de 2008 foram aprovados 149 projetos que têm o prazo de dois anos para captar os recursos. “Desses, cerca de 70 ainda nem iniciaram a captação. Todos esses, somado aos 39 projetos aprovados em 2007, geraram um volume de 188 certificados de autorização em circulação no mercado, em busca dos recursos disponibilizados”, diz.

São contempladas no edital do Mecenato Subsidiado as áreas de música, artes cênicas, audiovisual, literatura, artes visuais, patrimônio histórico, artístico e cultural, folclore, artesanato e demais manifestações culturais tradicionais. O valor máximo dos projetos a serem aprovados pelo Mecenato é de R$ 80 mil.

Nenhum comentário: