domingo, 6 de dezembro de 2009

Lançamento ensina leitor a exercitar a mente

Lançamento da Verus Editora ensina leitor a exercitar a mente com atividades que estimulam a memória

Você tem boa memória?

Testes e exercícios para desenvolver a capacidade de memorização

de Sandrine Coussinoux, Dominique Imbert e Natacha Quintard


111 páginas

Cultivar uma boa memória é possível e depende de hábitos construtivos. Além disso, ter uma mente ativa pode manter o cérebro funcionando bem e por mais tempo. É o que garantem as autoras Sandrine Coussinoux, Dominique Imbert e Natacha Quintard no livro Você tem boa memória? Testes e exercícios para desenvolver a capacidade de memorização.

“Em um momento ou outro da vida, nos deparamos com os caprichos de nossa memória, tanto com a queda do desempenho intelectual quanto com esquecimentos constantes”, afirmam as autoras do lançamento da Verus Editora. O livro é um guia essencial para quem já teve um branco ao fazer uma prova, vive esquecendo onde deixou a chave do carro, ou nunca se lembra de pagar as contas no dia do vencimento.

Segundo o livro Você tem boa memória?, na maioria das vezes esses lapsos não são nada grave, e muitos fatores podem explicá-los, como cansaço, ansiedade, estresse, depressão, tédio, preguiça, desinteresse, maus hábitos de vida etc. Entretanto, quanto mais a idade avança, maior é a frequência desses lapsos. Estima-se que, a partir dos 75 anos, cerca de 50% dos idosos se queixam de problemas de memória.

Para preservar e cultivar o bom funcionamento do cérebro, a prática diária de exercícios físicos e mentais é de extrema importância. Os exercícios físicos oxigenam o cérebro e ajudam a ativar os mecanismos de retenção das informações. Já os mentais disciplinam a memória, prevenindo que seus mecanismos apresentem desgastes.

Você tem boa memória? é um manual para exercitar a memória, por meio do qual o leitor poderá avaliar como anda essa importante faculdade mental e treinar sua capacidade de memorização, mediante exercícios dinâmicos e divertidos. Visto que alguns aspectos psicológicos podem constituir obstáculos à memória, o livro propõe testes que vão contribuir com o processo de aprendizado: teste de memória, para verificar se o leitor tem tendência à depressão ou à ansiedade e teste de quociente mnésico.

Com os estímulos oferecidos neste livro, o leitor poderá atenuar e retardar os sintomas do declínio cognitivo e de memória. Além disso, voltar a ter boa memória significa melhorar todos os aspectos da vida, seja pessoal ou profissional. Com uma boa memória, o leitor poderá retomar a autoconfiança, ganhar tempo e ser mais eficiente.

As autoras

Sandrine Coussinoux, Dominique Imbert e Natacha Quintard são psicólogas clínicas no Hospital Sainte-Anne, em Paris, especializadas em avaliações psicológicas e cuidados psicoterápicos de adolescentes e adultos.

um lançamento


Nenhum comentário: