domingo, 6 de dezembro de 2009

Livro resgata trajetória de imigrantes espanhóis em BH


Manuel Diz Ramos, escritor espanhol nascido na Galícia, conta a história de imigrantes que buscavam boas condições de vida e ajudaram a construir a cidade

Na próxima quarta-feira, dia 9 de dezembro, será lançado o livro “Espanhóis em Belo Horizonte”, de autoria do espanhol Manuel Diz Ramos. A obra, que conta com apoio do Instituto Cervantes, é uma tentativa de registrar a história dos imigrantes espanhóis que chegaram à cidade entre a última década do século XIX e as primeiras décadas do século XX.

Nem todos os fatos históricos, sociais e culturais relacionados com os imigrantes foram registrados pelas autoridades brasileiras e espanholas da época. Tendo em vista que muitas histórias podem ter se perdido, Manuel Ramos busca resgatar a trajetória dos imigrantes, que buscavam não apenas realizar atividades para sua sobrevivência, mas também contribuir para o desenvolvimento da cidade que os recebeu.

O livro também relembra as primeiras famílias de espanhóis a residir na nova capital mineira. Esses grupos, em parte, foram as responsáveis por fundar, em fevereiro de 1911, uma das sociedades mais antigas em Minas Gerais: o Grêmio Espanhol de Socorros Mútuos e Instrução. Além disso, Manuel Ramos também ressalta a importância das instituições educacionais fundadas por ordens religiosas espanholas em Belo Horizonte.

Autor

Manuel Diz Ramos, a exemplo de muitos imigrantes que chegaram a Belo Horizonte na década de 40 e 50, sempre se interessou pelos problemas relativos à imigração dos espanhóis, buscando a preservação da cultura dos seus povoados de origem. Outro aspecto que o incentivou a produzir o livro é o fato de seus pais, avós e outros membros da família fazerem parte do fenômeno da diáspora emigratória espanhola.

Lançamento do livro “Espanhóis em Belo Horizonte”

Data: Dia 9 de dezembro, quarta-feira

Horário: 20h

Local: Instituto Cervantes - Praça Milton Campos, 16 – 2º andar, Serra

Informações: Secretaria do Instituto Cervantes, (31) 3789-1600.

Entrada franca

Nenhum comentário: