domingo, 6 de dezembro de 2009

O LIVRO DO PASTOR

O LIVRO DO PASTOR
de Joann Davis


Páginas:184

As circunstâncias que cercam O livro do pastor são raras e até misteriosas. Ao comprar um sítio, em Dorset, Vermont, em 2007, a autora Joann Davis deparou-se com o texto intrigante, escrito em híbrido incomum de inglês e holandês. Junto dele, encontrou também um pedido de tradução feito pelo ex-proprietário da fazenda que havia acabado de adquirir. Na capa, destacava-se a figura de um pastor em uma encadernação em papel de velino, que lembra os velhos pergaminhos. Ajudada por especialistas, a autora conseguiu desvendar o texto e o resultado é a construção de uma história atemporal, localizada em um espaço também indefinido, mas que comove e faz refletir sobre a necessidade da humanidade revisar seus valores materiais e espirituais.

Com uma estrutura mítica e que lembra antigas fábulas, O livro do pastor se inicia com o espancamento público do menino David por seu pai. Tal procedimento era culturalmente justificado, pois o garoto havia transgredido leis inquestionáveis e por isso deveria ser punido. A surra considerada natural choca Joshua, um zeloso pastor que supõe existir uma outra forma de conduta que vá além do “olho por olho” que orientava aquela sociedade.

Mas será que haveria realmente outro caminho? Esta pergunta, aliada a um sonho que ele tem naquele dia, no qual um ancião o aconselha a manter seu coração leve como uma pena, o instiga a buscar o menino que tentara ajudar. Porém, junto de David, agora abandonado pelo pai, ele encontra também Elizabeth, uma jovem mulher que possuía um mapa, herança de seu avô, que indicava a possibilidade de trilhar esta nova jornada em busca de um mundo melhor. Inicia-se assim a caminhada deste grupo em busca de uma nova forma de vida.

Transformar medo em amor. Substituir o desespero, o ódio e a mágoa por emoções mais suaves. Fazer nascer um mundo novo e glorioso por meio de atos simples que valorizem sentimentos nobres. Esta é a proposta de O livro do pastor para todo e qualquer leitor que ainda acredita que é possível construir um novo tempo através de atos de bondade, gentileza, piedade e generosidade.


UM LANÇAMENTO


Nenhum comentário: