domingo, 13 de dezembro de 2009

Raymundo Faoro e o Brasil


Raymundo Faoro e o Brasil
Organizador: JUAREZ GUIMARÃES



Número de páginas: 272pp


Ensaios, discursos, entrevista e depoimentos que colaboram para eternizar a tese de interpretação do grande jurista e defensor da democracia brasileira

Sejam elas transmitidas na função de advogado, cientista político ou historiador, as sofisticadas ideias de Raymundo Faoro sempre trouxeram à luz soluções para a formação de uma sociedade brasileira mais justa.

Em “Raymundo Faoro e o Brasil”, livro recém-publicado pela Editora Fundação Perseu Abramo, uma série de textos escritos por respeitados intelectuais (e admiradores de Faoro) ajudam a traçar a relação entre a luta desse homem extremamente culto com a propagação da liberdade no Poder brasileiro.

Nas palavras do organizador de “Raymundo Faoro e o Brasil”, o cientista político Juarez Guimarães, esse talvez seja “o conjunto mais completo, variado e rico de releituras de um personagem e de uma obra que ocupam um lugar central na formação da cultura democrática dos brasileiros”.

Com o aval do editor e jornalista Mino Carta, que abre o livro com um ensaio dedicado ao homenageado, a importância de Raymundo Faoro fica nítida, inclusive para aqueles que até então o conheciam apenas pela publicação de “Os Donos do Poder” – um grande legado deixado para a compreensão das estruturas e falhas encontradas na sociedade brasileira.

O livro também ganha vigor com textos da autoria de: Alfredo Bosi (professor e historiador), Francisco Iglesias (historiador), Giselle Cittadino (advogada), Jair dos Santos Júnior (professor), Jessé Souza (professor e pesquisador), Leopoldo Waizbort (professor e cientista social), Márcio Thomaz Bastos (ex-ministro da justiça), Renato Lessa (sociólogo e professor) e Rubens Goyatá Campante (cientista social), além dos já citados Mino Carta (jornalista) e Juarez Guimarães (cientista político).

A entrevista exclusiva - feita pelo professor Jair dos Santos Jr – soma-se ao álbum de fotografias que revelam Faoro no espaço público e em meio aos amigos e familiares. Aqui os leitores também encontram o inesquecível discurso “O Estado não será o inimigo da liberdade”, proferido por Faoro enquanto presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), nos final dos críticos anos 1970. Emocionante e de extrema importância, o discurso é na verdade um grande incentivo aos defensores da liberdade e da igualdade, ao garantir o compromisso na fusão harmônica entre sociedade política e sociedade civil e, sobretudo, na defesa do Estado de Direito – que foi o grande mote de Raymundo Faoro.

Sobre o organizador
Juarez Guimarães é graduado em Economia, doutorou-se em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas (Unicamp). Professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). É autor, entre outros livros, de “A esperança equilibrista:o governo Lula em tempos de transição” (2005, Editora Fundação Perseu Abramo), e organizador dos livros “Leituras da crise: um diálogo sobre o PT, a democracia brasileira e o socialismo” (2006, Editora Fundação Perseu Abramo) e “Leituras críticas sobre Leonardo Boff” (2008, coedição da Editora Perseu Abramo com a Editora da UFMG).

UM LANÇAMENTO









Nenhum comentário: