quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

SE EU FICAR


SE EU FICAR
de Gayle Forman


Páginas:192

Aos 17 anos, a musicista Mia é uma adolescente como tantas outras. Tem pais amorosos, uma melhor amiga e um namorado apaixonado. Sua vida, no entanto, não é livre de escolhas dolorosas, como decidir se permanece fiel ao seu primeiro amor – a música –, mesmo que isto signifique perder seu namorado e deixar todos os que ama para trás. O poder da família, da música e do amor, este é o mote de Se eu ficar, primeiro romance da escritora premiada e jornalista norte-americana Gayle Forman a chegar ao país.

Em uma manhã de fevereiro, Mia sai para um passeio com a família e, em um instante, tudo muda. A última coisa que lembra é estar no carro com seus pais e seu irmão mais novo, Teddy, em uma estrada repleta de neve. De repente, está em pé fora do seu corpo, ao lado dos cadáveres de seu pai e sua mãe, observando ela e o irmão serem atendidos pelos paramédicos.

Enquanto tenta entender se está morta ou não, Mia é levada para um hospital, onde, com seu corpo em estado de coma, reflete sobre seu passado e tenta decidir se vale a pena lutar pela vida. Por meio dos flashbacks e dos pensamentos de Mia, o texto explora a vida da adolescente, sua paixão pela música clássica e sua forte relação com a família, com o namorado, Adam, e com a melhor amiga, Kim.

Com um texto comovente e uma narrativa ágil, que prende o leitor, Gayle Forman expõe de forma tocante todas as dúvidas de Mia, seus anseios e temores, a dúvida se deve lutar para permanecer viva, mesmo sabendo que o vazio que tem dentro dela não irá embora. Pelos olhos da adolescente, que tem uma perspectiva singular da vida, temos um retrato fiel de todos os que a cercam, com suas qualidades e defeitos. Intenso, o romance fala sobre o poder do amor e leva os leitores a fazerem uma reavaliação de suas vidas e das coisas e pessoas que realmente importam.

Se eu ficar é o terceiro livro de Gayle Forman, também autora do sucesso adolescente Sisters in sanity. O livro vai virar filme com direção de Catherine Hardwicke (Crepúsculo), com previsão de estreia em 2011.

A AUTORA
Jornalista especializada em adolescentes e questões sociais, Gayle Forman começou a carreira na revista Seventeen, escrevendo reportagens pouco comuns em revistas para jovens, como sobre crianças que atuavam como soldados em Serra Leoa e imigrantes adolescentes que trabalhavam em fazendas nos Estados Unidos. Gayle também escreveu para revistas como Details, Jane, Glamour, The Nation, Elle, Budget Travel e Cosmopolitan. Seu primeiro livro foi You Can’t Get There From Here: A Year On the Fringes of a Shrinking World, baseado em uma viagem que fez ao lado do marido, Nick, em 2002, para lugares como Tanzânia e Cazaquistão. Aos 32 anos, logo após ter um bebê, Gayle fez sua primeira incursão ao terreno dos romances infanto-juvenis, com Sisters in Sanity.

UM LANÇAMENTO


Nenhum comentário: