segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

SEIS SUSPEITOS


SEIS SUSPEITOS
de Vikas Swarup




Vicky Rai, um típico playboy indiano, é morto durante uma festa em sua mansão. A recepção comemorava mais uma vez a sua impunidade. Bêbado, ele havia assassinado uma garçonete que se recusara a lhe servir mais tequila. Rico, comprara as testemunhas. Mas Vicky já havia matado antes: atropelara um mendigo e exterminara dois antílopes numa reserva ambiental durante uma caçada - e depois mandara matar o guarda florestal, testemunha do crime. Graças ao poder do pai político, não fora preso.

Neste divertido romance policial, misto de P.G. Woodehouse e Agatha Christie com clima dos filmes de Bollywood, onde o detetive é o leitor, a fórmula do "quem matou?" recai sobre seis suspeitos - todos munidos de um motivo e armas de fogo - que a polícia encontra no lugar do crime.

Mantendo oculta até o final a identidade do assassino, Seis suspeitos é também uma sátira da sociedade indiana contemporânea, profundamente influenciada pela cultura da imagem descartável, refletida nas mudanças de papéis e conflitos de identidade, que extrapolam a estrutura tradicional do romance detetivesco.

O AUTOR
Vikas Swarup nasceu em Allahabad, na Índia, no seio de uma família ilustre. Frequentou a Universidade de Allahabad, onde se destacou como campeão de debates, vencendo diversas competições a nível nacional. Após a conclusão do curso, seguiu uma carreira diplomática, tendo sido destacado para países como os Estados Unidos, a Turquia, a Etiópia e o Reino Unido.
Como diplomata de carreira, serviu na Turquia, nos Estados Unidos, na Etiópia e na Grã-Bretanha.
Trabalha atualmente no Ministério dos Negócios Estrangeiros em Nova Deli. Quem Quer Ser Bilionário?, o seu primeiro romance, foi adaptado ao cinema e venceu quatro Globos de Ouro e foi nomeado para dez Óscares.



UM LANÇAMENTO






Nenhum comentário: