sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

CAIXA Cultural Curitiba apresenta o lançamento do CD “Nanoépicos”


A obra é de Octávio Camargo e ilustração de Luiz Alberto Cruz

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na terça (02) e quarta (03), o lançamento do CD "Nanoépicos", de Octávio Camargo com ilustração de Luiz Alberto Cruz (Foca). O trabalho foi realizado, com o incentivo da Caixa Econômica Federal, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

“Nanoépicos” reúne 16 composições instrumentais de Octávio Camargo, escritas no período de 1999 a 2005, além de ilustrações de Foca que correspondem a cada faixa do CD. As obras, em sua grande maioria, foram compostas para peças de teatro e filmes, como: a peça “Não Perca” (do próprio artista, Sérgio Albach e Rocio Infante) e os filmes “Paisagem de Meninos” (Fernando Severo), “Helena de Curitiba” (Josina Mello) e “Adeus Robinson” (Márcio Abreu).

As ilustrações revelam a parte subjetiva da obra e constituem a sua iconografia e literatura. Referem-se às faixas, como em “Helena”, motivo da guerra de Tróia, é vista sob três diferentes perspectivas: janelas, torres e masmorras. Uma Rapunzel de longos cabelos e não menos exuberantes seios. Alicates, colheres de sopa, discos voadores e rolhas bordam a sua heráldica. Em “Alice” a heroína infantil de Lewis Carrol, observa com susto o seu corpo mudar de tamanho enquanto cresce. “26 de abril” e o mês de “Setembro” permanecem enigmas: o cachorro sem sombra sentado na janela e a bola negra flutuando sobre a cadeira no chão quadriculado.

As composições são executadas por seis instrumentistas paranaenses: Hélio Brandão (saxofone), Sérgio Albach (clarinete), Carmo Bartoloni (vibrafone e percussão), Octavio Camargo (piano e violão), Odacir Mazzarolo (oboé e violão), Ricardo Mardock (Belém - contrabaixo) e Gabriel Schwartz (flauta).

Octávio Camargo - Compositor e dramaturgo, é professor de Composição na Escola de Musica e Belas Artes do Paraná. Criou obras para o cinema, vídeos e o teatro, além de diversos CDs lançados.

Luiz Alberto Borges da Cruz - Desenhista autodidata, sua principal influência são ilustradores e quadrinhistas europeus e argentinos. Participou de salões e mostras em diversos estados brasileiros e no exterior. Foi premiado no Salão de Novos, em quatro edições do Salão Paranaense, no 2º Jovem Arte Sul – América, no Prêmio Colunistas de Propaganda, Prêmio Profissionais do Ano da Rede Globo, no Sillicon Graphics Awards (EUA), dentre outros. Como cenógrafo criou e produziu dezenas de cenários para vídeos, filmes comerciais e peças teatrais, entre 1988 e 2008.


Serviço: Música: Octávio Camargo – lançamento do CD “Nanoépicos” Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: 02 e 03 de fevereiro Horários: terça e quarta 20h Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Um comentário:

Anônimo disse...

Replica HermesHandbags Hermes dpke 2013 Hermes BagsBirkin HandbagsBirkin Bags ykfo