sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

O frevo retratado em “Preto no Branco” na CAIXA Cultural



O Teatro abre as portas para a dança popular nordestina

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta de sexta (22) a domingo (24) o espetáculo de dança "Preto no Branco", da Cia de Dança Artefolia, de Pernambuco. O espetáculo foi inspirado no significado da expressão "pôr o preto no branco", para levar ao público, em detalhes, a história do frevo desde o seu surgimento, passando “a limpo” sua trajetória, suas interfaces entre música, dança e contexto social, a pluralidade e o hibridismo que o faz tradicional e contemporâneo ao mesmo tempo.



Em “Preto no Branco” a Cia de Dança Artefolia apresenta um dançar nordestino não estereotipado, que aproveita elementos das culturas populares, no caso, do frevo, para produzir uma "obra contemporânea de dança popular”. O objetivo é despir o frevo dos formatos convencionais e falar dele como expressão de uma coletividade, explorando vários planos e dimensões do espaço cênico para mostrá-lo em suas múltiplas e dinâmicas formas. É também apresentar as possibilidades de desdobramento de uma movimentação e sua tradução em um projeto coreográfico que impressiona pelo primor da qualidade técnica dos intérpretes e pelo teor poético da pesquisa.



O frevo é o maior ícone do carnaval pernambucano, agora reconhecido pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, como Patrimônio Imaterial. Sempre oferece uma nova forma de vê-lo e vivê-lo, e por isso a Artefolia busca aproximar o público do universo do frevo, ritmo que embora seja mais reverenciado durante o carnaval, merece destaque o ano inteiro.



Além do espetáculo, serão oferecidas oficinas de frevo gratuitas e, anteriormente a cada apresentação, haverá uma palestra ministrada por Carmem Lelis, coordenadora do projeto “Inventário e Registro do Frevo Como Patrimônio Cultural Imaterial” (IPHAN 2006/2007).



Sobre a Companhia



A Cia. de Dança Artefolia iniciou suas atividades em 1993, com a dança popular. Estreou em 1997 com o espetáculo “Pernambucando”. Um ano depois foi selecionada para participar do V Festival Internacional de Dança da Amazônia em Belém(PA) e recebeu a premiação máxima. “Bela à Vista – A Descoberta de Cabral”, segundo espetáculo, com roteiro homônimo escrito por Valdir Oliveira, foi aos palcos em abril de 2000. Dois anos depois foi “Irreverência” que angariou todos os prêmios de dança popular do IX Janeiro de Grandes Espetáculos (2003). Em 2004, a Cia. Artefolia repete o sucesso, dessa vez com a coreografia “Patuscada”, que dá ao grupo também o Troféu APACEPE de “Destaque da Dança”.


Simultaneamente às diversas apresentações da obra “Tambores e Maracás” (2005), a Artefolia criou o espetáculo “Preto no Branco”. Com esta montagem, a Cia de Dança procura viabilizar o acesso à dança popular e a democratização da cultura.


Ficha Técnica


Direção: Marília Rameh

Coreografia: Ivaldo Mendonça, Célia Meira e Marília Rameh

Produção: João Pedrosa

Oficinas: Mestre Mago e Tiziu, Célia Meira e Ivaldo Mendonça



Serviço: Dança: Preto no Branco Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 22 a 24 de janeiro Horários: sexta e sábado 21h e domingo19h Ingressos: R$ 10,00 e R$ 5,00 Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: