terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

AS CHEFIAS AVASSALADORAS

Assédio moral ou violência moral no trabalho não é um fenômeno novo. Pode-se dizer que ele é tão antigo quanto o trabalho.

A novidade reside na intensificação, gravidade, amplitude e banalização do fenômeno e na abordagem que tenta estabelecer o nexo-causal com a organização do trabalho e tratá-lo como não inerente ao trabalho. A reflexão e o debate sobre o tema são recentes no Brasil, tendo ganhado força após a divulgação da pesquisa brasileira realizada por Dra. Margarida Barreto. Tema da sua dissertação de Mestrado em Psicologia Social, foi defendida em 22 de maio de 2000 na PUC/ SP, sob o título "Uma jornada de humilhações".

A primeira matéria sobre a pesquisa brasileira saiu na Folha de São Paulo, no dia 25 de novembro de 2000, na coluna de Mônica Bérgamo. Desde então o tema tem tido presença constante nos jornais, revistas, rádio e televisão, em todo país. O assunto vem sendo discutido amplamente pela sociedade, em particular no movimento sindical e no âmbito do legislativo.

Em agosto do mesmo ano, foi publicado no Brasil o livro de Marie France Hirigoyen "Harcèlement Moral: la violence perverse au quotidien". O livro foi traduzido pela Editora Bertrand Brasil, com o título Assédio moral: a violência perversa no cotidiano.

Atualmente existem mais de 80 projetos de lei em diferentes municípios do país. Vários projetos já foram aprovados e, entre eles, destacamos: São Paulo, Natal, Guarulhos, Iracemápolis, Bauru, Jaboticabal, Cascavel, Sidrolândia, Reserva do Iguaçu, Guararema, Campinas, entre outros. No âmbito estadual, o Rio de Janeiro, que, desde maio de 2002, condena esta prática. Existem projetos em tramitação nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Paraná, Bahia, entre outros. No âmbito federal, há propostas de alteração do Código Penal e outros projetos de lei.


O LIVRO

AS CHEFIAS AVASSALADORAS

de JORGE DIAS SOUZA

Páginas: 192

O sofrimento e terror que o assédio moral traz aos subordinados de chefes que são tiranos estão retratados nesta obra de forma objetiva e clara, incluindo casos reais do mais puro humor negro. Chefes avassaladores destroem diariamente a motivação, a felicidade, a criatividade e a inovação dos seus colaboradores, semeando diariamente o pânico e trazendo prejuízos irreversíveis à imagem de suas organizações. Entenda o perfil desses algozes, saiba o que fazer para lidar com essa situação devastadora e prepare-se para acabar de vez com esses “loucos varridos” ainda de plantão em muitas empresas.


O AUTOR

Jorge Dias Souza é jornalista, administrador e dramaturgo. Atua em cargos gerenciais desde os 22 anos de idade, e desde os 33 em cargos de direção. É membro da American Society for Training and Development (ASTD), e frequentador de seus congressos internacionais desde 1989. Foi professor universitário e consultor de empresas e entidades. Ao longo de sua carreira, recebeu 10 prêmios por seus trabalhos ligados a Responsabilidade Social, Recursos Humanos e Cidadania.

saiba mais em http://www.assediomoral.org/



UM LANÇAMENTO

Nenhum comentário: