quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

FUCKING DIFFERENT SÃO PAULO É SELECIONADO PARA FESTIVAL DE BERLIM

Coprodução Alemanha-Brasil, que investiga em 12 episódios o amor entre pessoas do mesmo sexo, faz a sua estreia internacional na seção Panorama dia 14 de fevereiro


“Fucking Different São Paulo” é um dos representantes brasileiros na 60a edição do Festival de Cinema de Berlim, um dos mais importantes eventos mundiais da indústria cinematográfica. Em 2009, o filme contou com patrocínio do Goethe-Institut São Paulo. Esta é a quarta versão do projeto criado e produzido pelo cineasta alemão Kristian Petersen. As três primeiras foram realizadas em Berlim (2005), Nova York (2007) e Tel-Aviv (2008).

“Fucking different São Paulo” reúne 12 episódios em que homens tratam do amor e sexualidade entre mulheres e o universo gay é abordado sob a ótica feminina. Os episódios foram dirigidos por Joana Galvão, Monica Palazzo, Max Julien, Ricky Mastro, René Guerra, Silvia Lourenço, Sabrina Greve, Rodrigo Diaz Diaz, Gustavo Vinagre, Herman Barck e Luciana Lemos.

Os primeiros passos para a realização da versão paulista foram dados em 2005, quando Kristian Petersen esteve no Brasil, a convite do Goethe-Institut São Paulo, para apresentar no Festival Mix Brasil o primeiro filme da série, com curtas-metragens dirigidos por cineastas radicados em Berlim. Durante sua estadia, Petersen ministrou oficina de fotografia para alunos da FAAP, alguns dos quais participariam anos mais tarde da versão paulistana de “Fucking different”.

Em setembro de 2008 foram abertas inscrições para apresentação de projetos, desenvolvidos em oficina de roteiro ministrada por Marco Dutra e Daniela Capelato, durante o 16o Festival Mix Brasil, instituição que coordena a produção geral do projeto em São Paulo.

Os filmes foram produzidos ao longo de 2009 e finalizados por Rodrigo Diaz Diaz e Kristian Petersen às vésperas da 17a edição do Festival Mix Brasil, que apresentou pela primeira vez o filme. O apoio do Goethe-Institut São Paulo foi fundamental nas fases de finalização e de lançamento internacional, que acontece no dia 14 de fevereiro em Berlim.

De uma maneira geral, os episódios de “Fucking different” levantam clichês existentes em torno dos conceitos de feminilidade e masculinidade, estereótipos que lésbicas têm de gays e vice-versa. Juntos eles ampliam a percepção que as pessoas têm acerca de papéis e padrões sexuais e de gênero, qualquer que seja a sua orientação sexual.

Instituto cultural da República Federal da Alemanha, o Goethe-Institut está presente em 83 países. A instituição promove o conhecimento da língua alemã no estrangeiro e fomenta a colaboração cultural internacional. Em São Paulo, o Goethe-Institut organiza e apóia um amplo espectro de eventos culturais que apresentam a cultura alemã e promovem o intercambio entre culturas. O Goethe-Institut São Paulo é aberto ao público e fica na rua Lisboa, 974, em Pinheiros. Mais informações pelo telefone 3296-7000 ou no site www.goethe.de/saopaulo

EXIBIÇÕES NO FESTIVAL

14.02 22:45 Cubix 7 & 8 (Interloc)

17.02 22:30 CineStar 7

21.02 17:00 CineStar 7


EXIBIÇÃO NO EUROPEAN FILM MARKET



12.02 13:00 Marriott 3

Nenhum comentário: