domingo, 7 de março de 2010

Bienal Internacional do Livro 2010 será lançada na quarta (10) em evento no Teatro Dragão do Mar

A IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, será lançada na próxima quarta-feira (10), às 20h, no Teatro Dragão do Mar, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em evento para convidados e imprensa. Com o tema “O Livro e a Leitura dos Sentimentos do Mundo”, a Bienal do Livro será realizada de 9 a 18 de abril, no Centro de Convenções do Ceará, e espera receber um público médio diário de 40 mil pessoas.

O evento de lançamento contará com a presença do Governador do Estado, Cid Ferreira Gomes, do Secretário da Cultura do Ceará, Auto Filho, e de dois Coordenadores que fazem parte do Conselho Organizador da Bienal: Karine David, Coordenadora Executiva, e Mileide Flores, Coordenadora de Infra-Estrutura, os quais apresentarão a estrutura física e a programação da Bienal para este ano. Em seguida, haverá uma apresentação do Grupo Bagaceira de Teatro, que fará uma esquete tratando do tema principal da Bienal, buscando revelar os caminhos que se unem no universo da leitura. Os atores irão abordar o universo do processo criativo de um escritor, a importância e a influência que tem a literatura na vida das pessoas. Após a apresentação teatral será servido um coquetel para os convidados.

Estarão reunidos na Bienal do Livro do Ceará, alguns dos principais nomes da literatura nacional, escritores internacionais, editoras, livrarias e profissionais que compõem as cadeias do livro e da leitura, em uma vasta programação nos turnos da manhã, tarde e noite. Além de lançamentos de livros, palestras e encontros entre escritores e o público, serão promovidas oficinas, declamações, recitais, saraus, palestras e encontros que movimentarão todo o Centro de Convenções durante os dez dias de evento. A programação oficial terá ainda encontros paralelos, debates e eventos, entre eles: o V Encontro do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas; o III Encontro Estadual de Agentes de Leitura; o Encontro dos Amigos da Leitura; o I Encontro dos Clubes de Leitura do Ceará; o I Encontro dos Pontos de Leitura; o II Congresso Nordestino de Poetas Cordelistas, Editores e Folheteiros; e o III Fórum Nordeste do Livro e da Leitura.


A IX Bienal Internacional do Livro do Estado do Ceará é uma ação de política pública do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), visando o acesso ao livro e debates em torno do mesmo, numa promoção pelo Sindicato do Comércio Varejista de Livros do Estado do Ceará (Sindilivros).

Nenhum comentário: