terça-feira, 2 de março de 2010

Ciclos de leitura no Palacete Wolf começam nesta semana

Nos ciclos Odisséia da Palavra, Certos Poemas e Obras Completas, o público recebe orientação para a leitura de grandes obras da literatura brasileira e universal.



A Fundação Cultural de Curitiba inicia nesta semana, no Palacete Wolf, os Ciclos de Leitura que reúnem grupos interessados em conhecer obras da literatura brasileira e universal, com sessões de leituras orientadas por especialistas. São três ciclos diferentes: Odisséia da Palavra, voltado à leitura de clássicos da Roma Antiga; Certos Poemas, que promove a leitura de poesias; e Obras Completas, que dá ênfase a determinados autores, como Paulo Leminski, que é o escolhido deste ano.

A Odisséia da Palavra e Certos Poemas acontecem em domingos alternados, das 9h às 12h. As datas estão definidas até o final do ano. Obras Completas tem encontros marcados às quintas-feiras, das 19h às 22h, até julho. As leituras são abertas ao público, mas os participantes interessados em obter certificado devem fazer inscrição e ter o mínimo de 80% de presença. A inscrição é feita mediante a doação de um livro de literatura entre uma lista de títulos propostos pela Fundação Cultural.

Os encontros da Odisséia da Palavra serão orientados pela professora Irene Boschiero, graduada em Letras com especialização em Latim, e doutoranda do programa de Letras Clássicas da Universidade de São Paulo. Esse ciclo é voltado aos textos da Antiguidade, cuja influência se estende até a atualidade. O primeiro ciclo, realizado em 2008, foi dedicado à leitura de textos da Antiga Grécia. Agora serão contempladas as obras de autores da Roma Antiga, como “As Metamorfoses”, de Ovídio; “A Eneida”, de Virgílio; e “Satiricon”, de Petrônio.

O ciclo Certos Poemas tem a proposta de derrubar o mito de que a poesia é um gênero literário difícil. Nos encontros, a escritora e professora de Literatura, Luci Collin, com 11 livros publicados, premiada em concursos do Brasil e exterior, mostra os caminhos para a fruição da leitura poética. Os participantes têm a oportunidade de fazer a leitura de poemas de diversos autores e diversos estilos, de modo a descobrir e valorizar elementos como ritmo, imagens, visualidade, temas, entre outros que constituem o texto poético.

O ciclo Obras Completas tem o objetivo de colocar em evidência determinados escritores por meio da leitura completa de suas obras. Dessa forma, o leitor pode entender a obra cronologicamente, o seu contexto social, os elementos biográficos que se refletem no texto, entre outras informações. Esse ciclo está voltado à leitura da produção de escritores paranaenses e inicia o seu percurso com uma viagem pela obra completa de Paulo Leminski, guiada pela pesquisadora, mestre em Lingüística e doutora em História, Sandra Novaes. Os livros mais importantes de Leminski, como “Catatau”, “Anseios Cripticos” e “Agora é que são elas”, serão analisados pelo grupo.



Serviço:

Ciclos de Leitura – Odisséia da Palavra, Certos Poemas e Obras Completas

Local: Palacete Wolf – Coordenação de Literatura da Fundação Cultural de Curitiba (Praça Garibaldi, 7)

Data: a partir de 4 de março de 2010

Entrada franca

Para os interessados em certificação, há necessidade de inscrição, feita mediante a doação de um livro de literatura a ser escolhido em lista divulgada pelos organizadores, além de freqüência mínima de 80%. A inscrição pode ser feita até um dia útil antes do início de cada ciclo, das 14h às 20h, na Secretaria de Cursos.

Informações: (41) 3321-3308

Nenhum comentário: