quinta-feira, 25 de março de 2010

IV Festival BNB das Artes Cênicas realiza 20 espetáculos em três cidades no Dia Mundial do Teatro

27 de março, Dia Mundial do Teatro.

Nessa data (próximo sábado), o IV Festival BNB das Artes Cênicas realizará uma série de 20 espetáculos gratuitos em três cidades (dez espetáculos em Fortaleza; seis em Juazeiro do Norte, no Cariri, região sul do Ceará; e quatro em Sousa, no alto sertão paraibano), durante 13 horas seguidas (de 9 horas às 22 horas).

Em Fortaleza, a programação começa às 9h, na Praça do Ferreira, com a apresentação do espetáculo de teatro de rua "As prosopopeias de Cassimiro Coco", com a Cia. Camarim de Teatro, de Maranguape (CE). Extraído a partir de contos da tradição oral, a peça apresenta de forma lúdica e divertida as gaiatices e molecagens de Cassimiro Coco, um nordestino esperto que de porta em porta consegue engabelar cangaceira valente, delegado incompetente e moças no caritó, aprontando muito mais que João Grilo, Mateus e Pedro Malasarte. Direção e cenografia: Davidson Caldas.

Em seguida, às 10h30, no andar térreo do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), o Festival prossegue com a apresentação de "Cavalos 1200", dentro da Mostra de Dança, com o trio Andréia Pires, Daniel Pizamiglio e Leonardo Mouramateus. Trata-se de uma ficção para aqueles que não conseguem ficar parados em um quarto, que adoram beijar com os lábios e são extremamente tristes e incrivelmente felizes. 1.200 pessoas em cena, 24 bailarinos por segundo, duas baixas, animais sacrificados por terem quebrado os membros.

Ao meio-dia, no cineteatro do CCBNB-Fortaleza (2º andar), serão encenados três contos do escritor gaúcho Caio Fernando Abreu, pelo ator Silvero Pereira: "O ovo", "Além do ponto" e "Os sapatinhos vermelhos". Intitulado "O ovo, o ponto e os sapatinhos", esse trabalho faz parte de seu processo criativo para a construção de seu novo Solo que tem como dramaturgia a transcrição literária deste autor contemporâneo brasileiro.

A partir das 13h30, será apresentada uma sequência de quatro esquetes (encenações rápidas): "O arquivo", de Victor Giudice, com Fernando Piancó; "A ficção", com a Cia. Teatro com Vida e direção de Ronaldo Costa; "Os sobreviventes", com o Grupo 3x4 de Teatro e direção de Silvero Pereira; e "Que é isso, Maria?", com o Grupo Ikebana IFCE e direção de Danilo Pinho.

Em "O arquivo", o texto de Victor Giudice não quer simplesmente remeter a objetos distantes, mas inscrevê-los, vivos no sentido do leitor/espectador. As palavras aqui têm a generosidade e o desespero de se darem a ver, a sentir. A degradação humana, exploração do homem pelo homem, a perplexidade do ser humano, carregada de ironia e humor sarcástico. Tudo aqui e agora, em perfeita sintonia com a visualidade do nosso tempo.

"A ficção", por sua vez, trata, de forma bem humorada, da relação autor/personagem, numa linguagem inteligente onde o trágico dá lugar ao cômico, a realidade se confronta com a ficção, levando o público a uma ligeira dúvida daquilo que está sendo exposto, de forma a confundir-se quando os atores estão sendo os autores ou quando estão sendo personagens. Assim desenvolvem-se os mais divertidos diálogos propostos à platéia, causando sensações diferentes e divertidas nas situações vividas pelos personagens.

"Os Sobreviventes" é um reflexo das perturbações e angústias da juventude revolucionária, inconformada e transgressora da década de 1970. Caio Fernando Abreu mostra indivíduos solitários, sobreviventes de suas sensações, inseguranças, fobias, instabilidades, bem como de suas frustrações ideológicas. Um monólogo com uma linguagem descontraída e informal que revelará a desolação, a desesperança e o desgaste de uma mulher, causados pela falência do seu ideal e pela partida inesperada de um homem.

No esquete "Que é isso, Maria?", Maria é uma dona de casa carente e solitária com uma personalidade dividida por uma intensa conformação e revolta. Porém, sua solidão parece ter fim quando ela percebe a chegada de uma nova vizinha. Ela percebe que não aguenta mais a vida que tem.

Em seguida, dentro da Mostra Nordeste do Festival, Ricardo Guilherme encenará o espetáculo solo "Bravíssimo", às 17 horas, também no cineteatro do CCBNB-Fortaleza (2º andar). O texto deste monólogo compila e reelabora crônicas de Nelson Rodrigues - publicadas entre 1950 e 1970 - nas quais o escritor analisa arquétipos de identidade do povo brasileiro.

A concepção cênica configura o discurso em duas personagens emblemáticas que encarnam maneiras diametralmente opostas de encarar o Brasil: a grã-fina das narinas de cadáver e a vizinha gorda e cheia de varizes. A primeira representa aqueles que menosprezam o Brasil e a segunda, os que acreditam na transfiguração do País.

Às 18h30, também dentro do Mostra Nordeste, a Cia. de Teatro Lua apresentará "As bondosas". No enredo da peça, Astúcia, Angústia e Prudência são três carpideiras (mulheres que acompanham funerais, pranteando os mortos) que estão saturadas do ofício. Encarregadas de velar o corpo da filha mais jovem de uma família aristocrática, surpreendem-se com o comportamento pouco ortodoxo dos membros da família, a começar pela própria falecida, morta em estranhas circunstâncias.

Encerrando as atividades comemorativas do Dia Mundial do Teatro em Fortaleza, a Mostra Infantil do Festival traz o espetáculo "Lendário mundo de Zico", com o Grupo Garajal, de Maracanaú (CE), no Centro Cultural Patativa do Assaré (av. B, 701 - Conjunto Ceará - fone: (85) 3259.5757).

Nessa peça infantil, Zico, uma criança de 11 anos, sai com sua baladeira para caçar passarinhos e é surpreendido pela chegada de Caipora, que pede para ele não mais caçar passarinhos e nem destruir as florestas. Zico se recusa e continua caçando. Caipora resolve tirar a baladeira dele e o enfeitiçar, prendendo-o na floresta, mas Zico diz que só vai voltar para casa quando aprender a lição. Na sua andança para encontrar o caminho de casa, ele se depara com mais Lendas do Folclore Brasileiro. Nessa divertida aventura, Zico percebe que, assim como as lendas, ele também pode se tornar protetor da Floresta e dos Animais.



Em Juazeiro do Norte, no Cariri

No Centro Cultural Banco do Nordeste-Cariri (rua São Pedro, 337 - Centro - fone: (88) 3512.2855), em Juazeiro do Norte, a programação começa às 15 horas deste sábado, 27, com a Mostra Infantil, trazendo o espetáculo "Faz de Conta", com o Grupo Graxa de Teatro, de João Pessoa (PB).

"Faz de Conta" narra um trecho na vida de dois atores: Bô (Ingrid Castro) e Neco (Joht Cavalcante), que seguem de praça em praça, de teatro em teatro, de escola em escola, brincando com os mais famosos contos clássicos infantis, transformando-os e desconstruindo-os a mercê de suas vontades. Viajando por fábulas como A Cigarra e a Formiga, Branca de Neve, João e Maria, Alice no País das Maravilhas e Chapeuzinho Vermelho, a peça trata com humor e carisma de questões como amizade e a possibilidade ilimitada que o futuro pode trazer.

Em seguida, às 16 horas, ainda dentro da Mostra Infantil, será apresentado o "Clown Magic Show", com Getúlio Dionísio (o Tio "G"). Trata-se de show de ilusionismo e humor onde o Clown Magic encanta a platéia com sua ingenuidade, técnica e muita graça, misturando trapalhadas e mágicas clássicas com criações próprias. Os recursos utilizados no espetáculo são: o "velho e bom" jogo de palhaço, aliado a habilidades manuais com modelagem de bexigas e mágicas clássicas (água, fogo, pombo, entre outras). O Palhaço Poupancinha mergulha no universo cômico em busca uma criação genuína, para interagir com a platéia num clima de alegria, diversão e arte.

Às 16h30, será realizada a oficina infantil "Artelhaços", com as professoras Gildenária Soares e Aparecida Moura, de Sousa (PB). Às 17 horas, dentro da Mostra Teatro de Rua, o Circo-Escola Alegria, da Sociedade Cariri das Artes, do Crato (CE), apresenta o espetáculo "Circo do Sopé", na Praça Padre Cícero, no centro de Juazeiro do Norte. O Circo do Sopé é a expressão do mundo alegre e multicolorido do circo, representado num precioso espetáculo de variedades, onde se destacam elementos simbólicos tradicionais como as artimanhas de palhaços equilibristas, os números aéreos em lira e tecido, além da destreza performática com malabares de fogo.

Às 18 horas, ainda na Praça Padre Cícero, o Grupo Imburana de Danças Populares, de João Pessoa (PB), apresenta o espetáculo cênico-musical "Cocos e cirandas do Nordeste brasileiro". O grupo Imburana, através da vivência direta dos integrantes com variados tipos de cocos de roda e cirandas do Nordeste, principalmente nos estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas, propõe essa aula-espetáculo, onde o público interage diretamente com as danças apresentadas.

Encerrando a programação alusiva ao Dia Mundial do Teatro em Juazeiro do Norte, o trio de atores cariocas formado por César Tavares, Marcos Camelo e Fernanda Monteiro apresenta a comédia "Os fabulosos", às 19h30, no cineteatro do CCBNB-Cariri. No enredo, dois charlatões e sua partner levam a vida de praça em praça dividindo com o povo suas fabulosas descobertas. Costurando isso, palhaçaria da boa, com refinada pesquisa e treinamento prático em dramaturgia de palhaços. Dessa mistura sai a garrafada fabulosa, que pode não curar muitas doenças, mas promete aliviar a alma com momentos de bom humor, risadas e diversão.



Em Sousa, no alto sertão paraibano

No Centro Cultural Banco do Nordeste-Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 07 - Centro - fone: (85) 3522.2980), a programação tem início às 14h30 deste sábado, 27, com a oficina "Brincando com o teatro", ministrada por Edileuza Santos e Luiz Cacau. O objetivo da oficina é preparar crianças e adolescentes para a formação artística ou crítica, como platéia consciente da apreciação da arte teatral, promovendo de forma prática a formação do indivíduo. Inscrições desde o último dia 10 na recepção do CCBNB-Sousa. N° de vagas: 30. Classificação Indicativa: 10 a 14 anos.

Em seguida, às 16 horas, será realizada a atividade "Construindo histórias através de jogos educativos", por Nádia Aguiar, de Fortaleza. Serão trabalhadas quatros histórias, em que as crianças irão formar os títulos, a sequência das gravuras e do texto escrito. Trabalho em equipe onde todos irão modificar o final da história e levarão as histórias para casa.

Na Mostra Teatro de Rua, às 19 horas, no Calçadão Mundinho Teodoro, a Trupe Arlequin de Circo Teatro, de João Pessoa (PB) apresentará a peça "Nada, nenhum e ninguém". Trata-se de um espetáculo que mostra as possibilidades de um teatro de celebração, onde se unem para uma viagem irreal o ator e o espectador, no memorial do fabuloso universo da nossa cultura. São personagens dessa estória quatro bufos cômicos de mambembes (Baobá, Tebas, Filó e Zuriel), que por mais de quatrocentos anos vivem situações de conflitos, colocando em evidências seus medos, sonhos, inseguranças e as memórias humanas.

Encerrando as atividades comemorativas do Dia Mundial do Teatro, o trio paulista formado por Lilian de Lima, Rodrigo Mercadante e Milton Morales Filho apresenta o espetáculo "Uma toada para João e Maria - o amor segundo Chico Buarque", no cineteatro do CCBNB-Sousa, às 21 horas.

A peça conta a história de um casal desde a primeira troca de olhares, passando pela paixão inicial, pelo ciúme e separação, saudade e recomeço, tendo como fio condutor as músicas de Chico Buarque e citações de grandes "especialistas" no assunto como Carlos Drummond de Andrade, Roland Barthes, Adélia Prado, Nelson Rodrigues, Oscar Wilde e Bernard Shaw.

Nenhum comentário: