quarta-feira, 10 de março de 2010

Letícia Sabatella em concerto com Camerata Antiqua



A atriz faz intervenções durante o espetáculo e canta um pequeno poema em hebraico musicado pelo compositor americano Eric Whitacre, em cuja obra o concerto é baseado

A atriz curitibana Letícia Sabatella faz uma participação especial no concerto de abertura da temporada 2010 da Camerata Antiqua de Curitiba, patrocinada pela Volvo, nos dias 12 e 13 de março na Capela Santa Maria. Além de intervenções durante o espetáculo, ela também cantará um poema em hebraico, musicado pelo compositor americano Eric Whitacre.

Sob a regência da maestrina Beatriz de Luca e direção artística de Wagner Polistchuk, a Camerata apresenta o espetáculo “Percepções”, totalmente inspirado nas obras de Whitacre, uma das maiores estrelas americanas da música de concerto contemporânea. Um apaixonado por poemas, ele musicou obras de escritores famosos, como Lux Aurumque, do americano Edward Esch, e Cloudburst, do mexicano Octávio Paz, peças que abrem e fecham o concerto, respectivamente. A direção cênica é de Jaqueline Daher.

Roteiro poético - Durante o concerto, Letícia interpreta também um texto escrito especialmente para ela pelo poeta, músico e professor de Literatura Portuguesa da Universidade Federal do Paraná, Marcelo Sandmann. É um roteiro poético em que o teatro se mescla à música e antecipa a temporada de teatro que Curitiba começa a viver nos próximos dias com o Festival de Curitiba.

O professor Sandmann, num passeio pela obra para coro e orquestra de Whitacre, recupera os poemas musicados e sugere uma linha temática ao espetáculo. “Além de textos poéticos inspirados no repertório de Whitacre, também introduzi um fragmento adaptado do poema “My Love”, de e.e.cummings”, comenta Sandmann.



Música para a namorada - O compositor Eric Whitacre também musicou poemas em hebraico, escritos pela sua atual esposa, nascida em Jerusalém, a soprano Hila Plitmann. Foi uma brincadeira que ela fez, durante uma viagem, na tentativa de ensinar a sua língua materna ao então namorado. Os pequenos poemas escritos em cartões postais foram transformados nas “Five Hebrew Love Songs”, que compõem o repertório do espetáculo. E é justamente uma dessas canções que Letícia canta em hebraico no concerto.

A diretora cênica Jacqueline Daher diz que “os ensaios já estão bem avançados e que o concerto terá um caráter poético, em função das poesias musicadas, mas também por toda concepção e amarração cênica.”

A Camerata - Fundada em 1974, a Camerata Antiqua de Curitiba, grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, é formada por coro e orquestra. Muitos de seus integrantes desenvolvem hoje carreiras solo. São músicos prestigiados e premiados dentro e fora do país. Com um repertório vasto que vai do antigo ao contemporâneo, o grupo já realizou mais de mil apresentações no Brasil e exterior e possui dez elepês e CDs gravados. Desde 2009, a direção artística da Camerata está a cargo do maestro Wagner Polistchuk. O concerto que abre a temporada de 2010, patrocinada pela Volvo, terá a regência da maestrina Beatriz de Luca.

Percepções – Camerata Antiqua de Curitiba Concerto com a participação especial da atriz Letícia Sabatella Local: Capela Santa Maria Espaço Cultural (R. Conselheiro Laurindo, 273 – Centro) Data e horário: dias 12 e 13 de março de 2010. Sexta-feira às 20h e sábado às 18h30. Ingressos: R$10 e R$5 (Clube do Assinante Gazeta do Povo ou 1kg de alimento não perecível)

Nenhum comentário: