quarta-feira, 24 de março de 2010

MOSTRA DO PALCO ÀTELA

De 26 de março a 1º de abril de 2010

Realização

Cinemateca de Curitiba

Fundação Cultural de Curitiba

Cinemateca da Embaixada da França no Brasil

Embaixada da França

CulturesFrance


Classificação 14 anos para todos os filmes

Filmes em versão original em francês com legendas em português

Entrada franca


A arte de viver uma outra vida, contar histórias, fazer rir e chorar, tragédia e comédia, tudo isso poderia ser uma breve definição do teatro, mas como exprimir em palavras essa paixão que encanta e seduz jovens e adultos?

Na semana na qual se comemora o Dia Universal do Teatro, 21 de março, a Cinemateca de Curitiba em parceria com Cinemateca da Embaixada da França no Brasil apresenta os mais belos filmes sobre a arte produzidos na França. A partir da produção de renomados diretores franceses como Patrice Chéreau, sobem ao palco gravações de espetáculos teatrais adaptados para o cinema além de documentários sobre o teatro.


Dia 26/03, às 16h:

UMA OUTRA SOLIDÃO / Une Autre Solitude (França, 1996 – dvd – 78’). De Stéphane Metge. Com Pascal Greggory, Patrice Chéreau.

Este documentário retrata essencialmente o processo de concepção e eleboração da terceira encenação de Patrice Chéreau para “Dans la solitude dês champs de cotton” de Bernanrd Marie Koltés.


Às 20h:

Fedra / Phèdre(França,2003 dvd – 140’) De Stéphane Metge. Com Christiane Cohendy, Dominique Blanc, Pascal Greggory. Cores.

A partir do olhar de Chéreau a tragédia do desejo e da morte escrita por Racine se concentra nesta questão : como dizer o que não pode ser dito ?




Dia 27/03, às 16h:

Claude Régy, O Transmissor/ Claude Régy, Le Passeur. (França, 1997 – dvd – 92’). De Arnaud de Mezamat, Elizabeth Coronel. Com Claude Régy, Michael Lonsdale, Valérie Dréville. Cores.

Todos os temas, caros ao diretor e que o fazem ainda hoje um criador à parte no universo teatral francês, são abordados por ele próprio, por seus atores, pelos autores dos quais encenou as peças.


Às 20h:

O Complexo de Thénardier / Le Complexe de Thénardier (França, 2002 – dvd – 73’) De Jean-Michel Ribes. Com Laure Calamy, Marilú Marini. Cores. Duração 73’.

Duas mulheres, duas gerações. Uma mãe e sua filha, poderíamos supor inicialmente. Mas trata-se de sua empregada, filha adotiva, salva de um genocídio. Como pano de fundo, um país destruído pela guerra onde o perigo espreita a cada momento. Uma relação passional e ambígua de dependência comum onde uma e outra se revezam no papel de vítima e carrasco.


Dia 28/03, às 16h:

Com um Fio na Pata / Un Fil à la Patte (França, 2002 – dvd – 130’) De Georges Lavaudant. Com Gilles Arbona, Hervé Briaux, Natasha Cashman. Cores.

Como Lavaudant ele próprio declara, foram com "ingenuidade e frescor" que mergulhou no texto de Feydeau, se deixando levar por um texto eficaz que vai mais rápido que o restante, mais rápido que as situações, que os atores, mais rápido que o pensamento, com uma rapidez quase autônoma.


Às 20h :

Inventários / Inventaires (França, 1990 – dvd – 48’)

De Jacques Renard. Com Edith Scob, Florence Giorgetti, Judith Magre. Cores. Duração 48’.

Ao transpor a ação para os corredores de um hipermercado, no meio de carrinhos de compras, caixas registradoras e clientes anônimos que fazem compras e se encontram inseridos no filme como espectadores do evento, cria-se um inquietante visual do mecanismo de jogos televisivos ao vivo e demais reality shows.

A Secreta Arquitetura do Parágrafo: Encontro com Philippe Minyana / La Secrète Architecture du Paragraphe : Rencontre avec Philippe Minyan (França, 2002 – dvd – 26’)

De Jérôme Descamps. Cores.

Uma introdução concreta e material no trabalho de Minyana que fala de sua relação com os atores, suas afinidades com o trabalho dos artistas plásticos e sobretudo desenvolve sua concepção de escritura teatral.


Dia 29/03, às 16h:

Tambores no Dique / Tambours sur la Digue (França, 2002 – dvd – 135’) De Ariane Minouchkine. Cores.

Para este espetáculo, Mnouchkine escolheu uma maneira que misturasse de jeito inquietante teatro e marionete a partir do Nô e do Bunraku japonês onde atores mascarados e coloridos animam 'bonecas vivas", acionadas por atores-manipuladores, neutros, vestidos de preto.


Às 20h:

Coelho Caçador/ Lapin Chasseur (França, 1991 – dvd – 112’) De Guy Seligmann. Com Jean-Marc Bihour, Susan Carlson, Yolande Moreau. Cores.

Aqui os diretores prosseguem nesta peça a explorar o burlesco e o lado inquietante de nossos universos cotidianos, desmontando alegremente, obstinadamente e com carinho as engrenagens grosseiras ou complexas de nossa comédia humana


Dia 30/03, às 16h:

Coelho Caçador/ Lapin Chasseur (França, 1991 – dvd – 112’) - reprise

Às 20h:

Violação / Viol (França, 2003 – dvd – 94’) De Sophie Fillières. Com Marie Armelle Deguy, Myriam Boyer. Cores.

Inspirado de uma notícia de jornal, a peça se aproxima de uma tragédia moderna oferecendo um processo fatal onde a interrogadora, pacientemente mas inexoravelmente, faz emergir a ;falta; inicial, o episódio, o gesto, o signo que o personagem principal viu sem querer tê-lo visto.


Dia 31/03, às 16h:

Inventários (França, 1990 – dvd – 48’) / Inventaires e A Secreta Arquitetura do Parágrafo: Encontro com Philippe Minyana (França, 2002 – dvd – 26’) / La Secrète Architecture du Paragraphe : Rencontre avec Philippe Minyan - reprise


Às 20h:

Claude Régy, O Transmissor/ Claude Régy, Le Passeur. (França, 1997 – dvd – 92’)/ - reprise

Dia 1º/04, às 16h:

Fedra / Phèdre (França, 2003 – dvd – 140’) / - reprise

Às 20h:

UMA OUTRA SOLIDÃO / Une Autre Solitude (França, 1996 – dvd – 78’) - reprise

Nenhum comentário: