sexta-feira, 19 de março de 2010

O AVARENTO



CLÁSSICO DE MOLIERE NO FESTIVAL DE CURITIBA

A Teatratividade Produções inicia a Temporada 2010 com um clássico da comédia: “O Avarento”, nos dias 11, 20 e 27 de março (sábado), no Teatro Reikrauss Benemond.



Harpagon (Reikrauss Benemond) tem uma paixão cega e devastadora pelo dinheiro que o torna insensível a todos os outros sentimentos. Seus filhos, Cleanto (Larissa Lima) e Elisa (Patrícia Marcowski), estão ambos apaixonados por jovens de famílias modestas e receiam a recusa do seu pai, que apenas pensa em ouro e em bens materiais. Mil artimanhas são postas em prática para que Harpagon abençoe as duas uniões.


Dramaturgo francês, Molière viveu no séc. XV e tornou-se um dos mestres da comédia satírica. Sua obra caracteriza-se por criticar costumes da época. Para o diretor Reikrauss Benemond o que mais lhe atrai no texto de Molière é “seu humor singelo e inteligente, seus personagens, e ainda o fascínio de um texto que foi escrito em 1667, e que, continua sendo tão atual.”

Teatratividade Produções

È uma companhia preocupada com a pesquisa de novas linguagens e a formação de uma platéia pensante, por isso, o trabalho de transposição de textos clássicos para a linguagem popular. Além disso, seu trabalho se caracteriza por incentizar jovens atores no ingresso à carreira teatral. Assim, a companhia busca uma linguagem própria que pretende valorizar o processo criativo contínuo do ator.

“A Teatratividade, busca no texto a palavra não dita, buscamos em cada espetáculo um novo desafio, a linguagem não cotidiana, a trilha sonora feita pelos atores ao vivo e a valorização do ator como um ponto primordial do espetáculo.”, afirma Reikrauss.

Teatro Reikrauss Benemond

Localizado no centro de Curitiba, é um espaço alternativo. Logo na entrada, o público já está praticamente em cena. São 780m² de espaço físico com 226 lugares. Sua vocação é para peças de pequeno e médio porte. Nos últimos anos, o Reikrauss Benemond tem movimentado o cenário da cidade trazendo peças de comédia, stand-ups, oficinas e também montagens para o público infantil. No site você encontra informações sobre as peças em cartaz e uma biblioteca virtual com textos clássicos do teatro.


Ficha Técnica Texto: Moliere Gênero: Comédia clássica - Classificação: Livre Elenco: Reikrauss Benemond – Harpagon Larissa Lima - Cleanto Patrícia Marcowski – Elisa Cláudio Moura - Frosina e Comissário Rafael Aragão - La Flèche e Sr. Anselmo Thiago Kerscher - Mestre Joaquim Ângela Albuquerque - Mariana Guhstavo Henrique - Valério Direção: Reikrauss Benemond Figurinos, Cenário e Fotografia: Carla Regina Trilha Sonora: Carlos Simas Produção Executiva: Teatratividade Produções

Nenhum comentário: