terça-feira, 27 de abril de 2010

Ana Mae Barbosa e Dennis de Oliveira em encontro sobre a diversidade cultural brasileira



“Negros, Índios e o Brasil: Diálogos na Cultura” na teoria e na prática no Teatro da CAIXA

A CAIXA Cultural Curitiba patrocina o encontro “Negros, Índios e o Brasil – Diálogos na Cultura”, de 04 a 06 de maio. O evento consiste em uma série de três encontros e aborda a diversidade cultural brasileira. O encontro tem a curadoria e mediação de Ana Mae Barbosa e Dennis de Oliveira, professores da Universidade de São Paulo e a participação de outros profissionais convidados.

O projeto é voltado para professores do ensino médio e fundamental. A programação conta com três palestras de profissionais da área educacional que irão abordar os aspectos teóricos da temática e gerenciar dinâmicas com o público. O tema da discussão é a obrigatoriedade do ensino das culturas afro-brasileira e indígena (Leis 10.639/03 e 11.645/08, respectivamente) na grade curricular das escolas, conforme a legislação.

O que fazer e como abordar o assunto dentro da sala de aula para crianças e adolescentes, criando atmosferas em que reconheçam a influência destas culturas na vida diária? Tendo esta questão em mente, os curadores desenvolvem o trabalho tendo a cultura visual como foco, extrapolando a sala de aula e colaborando para um maior entendimento da diversidade, trabalhando a tolerância às diferenças e contribuindo para o conhecimento e o desenvolvimento de uma identidade brasileira.

O foco deste projeto é disseminar o conhecimento dos especialistas e apresentar práticas pedagógicas com atividades em que o professor estabeleça uma relação direta com o tema, com abordagens práticas para a aplicação em sala de aula. A condução das atividades será feita com um especialista em cada uma dos temas, seguida de uma dinâmica de grupo.

O objetivo do ciclo não é apenas socializar informações a respeito destas temáticas, mas contribuir para a discussão de uma ação pedagógica que dê conta dos objetivos desta legislação. O evento conta com o apoio institucional do Celacc – Centro de Estudos Latino Americano de Cultura e Comunicação da ECA/USP.

Outras informações podem ser encontradas no site www.negroindiobras.com.br e no blog www.negroindiobras.blogspot.com

Curadores/mediadores

Ana Mae Barbosa - Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco, mestrado em Art Education - Southern Connecticut State College e doutorado em Humanistic Education - Boston University. Atualmente é professora titular aposentada da USP e professora da Universidade Anhembi Morumbi. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Educação Artística, atuando principalmente nos seguintes temas: Arte-Educação, Artes Visuais, História do Ensino da Arte, Ensino da Arte, Ensino do Design, Administração de Arte e Multiculturalidade.

Dennis de Oliveira - Graduado em Jornalismo, mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP. Atua na área de Comunicação, com ênfase em Comunicação Popular com os temas: comunicação e cultura, processos midiáticos e culturais, comunicação e recepção, processos midiáticos e jornalismo, mídia e racismo e integração na América Latina. É coordenador do CELACC (Centro de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação) e membro do Neinb/USP (Núcleo de Estudos Interdisciplinares do Negro Brasileiro). Consultor na área de comunicação, educação e cultura para empresas e instituições governamentais e ONG.

Palestrantes

Dirléia Mathias - Pedagoga, licenciada em Supervisão Escolar e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio pela UFPR, Especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo Instituto Brasileiro de Pós Graduação, Integrante do GEAA - Grupo de Estudos e Trabalho Africanidades Araucária, Diretora Pedagógica do Sindicato Municipal dos Professores de Araucária, Pedagoga do Colégio Estadual Brasílio Vicente de Castro e Coordenadora Geral do Fórum Municipal em Defesa da Escola Pública Gratuita e Universal.

Lisy Salum - Possui graduação em Educação Artística pela Fundação Armando Álvares Penteado, mestrado e doutorado em Antropologia Social pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. É docente do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE) da USP, com ênfase em estudos africanistas. Atua nas áreas de arte africana, cultura material, coleções em museus, arte e religiosidade afro-brasileira, imaginário, imagens e fotografia. Pesquisadora de arqueologia histórica, historiografia da arte e antropologia com estudos sobre àquilo que, na cultura material, envolve problemas de território relevantes aos problemas do Negro no Brasil e nas Américas.

Rosimary de Araujo (Rosi Kariri) - Professora indígena com formação em Meio Ambiente pela Escola Técnica ETEVAV em Jundiaí. Estudante de Ciências Sociais da PUC-SP. É presidente da Associação Indígena Kariri e Coordenadora do Encontro Kariri. Também é conselheira do CEPISP - Conselho Estadual dos Povos Indígenas de São Paulo e Diretora do Ponto de Cultura: Casa da Cultura Indígena, em Cotia, um convênio entre o Ministério da Cultura e a Secretaria Estadual da Cultura.

Programação do evento em Curitiba

Terça-feira (04 de maio) das 13h às 17h

Arte e Cultura Afro-brasileira

Mediação: Dennis de Oliveira

Especialista: Dirléia Mathias

Quarta-feira (05 de maio) das 13h às 17h

Arte e Cultura indígena

Mediação: Dennis de Oliveira

Especialista: Rose Kariri

Quinta-feira (06 de maio) das 13h às 17h

Cultura Visual no Brasil influenciado pelas culturas indígena e afro-brasileira

Mediação: Ana Mae Barbosa

Especialista: Lisy Salum

Serviço:


Encontro: “Negros, Índios e o Brasil: Diálogos na Cultura”

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba

Data: de 04 a 06 de maio, com uma temática diferente a cada dia

Horários: de terça a quinta, das 13h às 17h

Inscrições: Entrada franca - As inscrições estão encerradas.

Informações: (41) 2118-5114 (de terça a sexta das 10h às 18h)

Público: Professores do Ensino Médio e Fundamental

Lotação: 60 vagas por dia

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: