terça-feira, 6 de abril de 2010

Casa do Baile recebe a mostra “Madrid: 100% Arquitetura”, promovida pelo Instituto Cervantes



Exposição apresenta painéis com obras arquitetônicas projetadas por profissionais do Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid e promove debate sobre arquitetura na época da globalização

O Instituto Cervantes de Belo Horizonte inaugura no dia 10 de abril (sábado) às 19h30, a mostra “Madrid: 100% Arquitetura”. A exposição trará painéis com fotografias dos projetos de arquitetura mais importantes desenvolvidos por profissionais do Colégio Oficial de Arquitetos de Madrid durante a última década. Além de imagens, os painéis trarão explicações necessárias para que os visitantes possam compreender cada uma das obras. No total, serão expostos 60 projetos, de sete áreas temáticas - cívica, cultural, desportiva, educativa, institucional, de infraestrutura e de urbanismo -, que ficarão disponíveis para visitação na Casa do Baile. A ideia da exposição deu origem, inclusive, a uma publicação com o mesmo nome da mostra.

Estarão presentes na inauguração da exposição os espanhóis Israel Alba Ramis, Roberto Pérez-Guerras, Felio Serrano Canto e Consuelo Arana Hidalgo, grandes profissionais da Ordem de Arquitetos de Madrid, que realizam grandes projetos em todo o mundo: desde arranha-céus de 300 metros a projetos urbanísticos. Eles participarão de uma mesa redonda sobre os projetos que integram a exposição.

As obras contempladas demonstram a capacidade dos arquitetos em dar, por meio de seu trabalho, respostas à sociedade em um âmbito internacional e globalizado. Com a exposição, é possível, ainda, ver como a influência da arquitetura nascida em Madrid se espalhou ao redor do mundo, já que muitas dos projetos expostos foram realizados em países como Alemanha, Filipinas e Japão.

A mostra tem como objetivo instigar um debate entre os profissionais da área, tanto na Europa quanto na América, de forma a articular a capacidade dos arquitetos em dar respostas à nova configuração do mercado da área. A proposta se encaixa perfeitamente com os objetivos do Instituto Cervantes, que surgiu em 1991 com intenções de promover uma divulgação e intercâmbio da cultura espanhola. Assim, a proposta do Instituto é promover o debate em torno dessa produção, de modo a estabelecer possíveis diálogos entre os arquitetos dos dois países e a população de Belo Horizonte.

Na ocasião também serão mostradas as principais produções da arquitetura madrilena desde 2000, o que dará aos visitantes a oportunidade de apreciar não somente as principais tendências arquitetônicas de uma das cidades mais importantes do país, mas também de “visitar” alguns dos lugares sem precisar sair de Belo Horizonte.

O local escolhido está diretamente ligado à proposta da exposição, já que a Casa do Baile, projetada por Oscar Niemeyer e com paisagismo de Burle Marx, é uma referência de arquitetura, urbanismo e design. Com isso, o intercâmbio cultural entre Brasil e Espanha se torna ainda mais visível. A mostra é aberta ao público, tem entrada gratuita e vai até o dia 20 de junho.

Serviço: Mostra Madrid: 100% Arquitetura Local: Casa do Baile - Av. Otacílio Negrão de Lima, 751, Pampulha Data: 10 abril a 20 de junho. Horário para visitação: 9h às 19h Informações: (31)3789-1600 Entrada franca

Nenhum comentário: