quarta-feira, 14 de abril de 2010

Ciclo de Debates na Cinemateca

Ciclo de Debates na Cinemateca com estreia de BR3, de Evaldo Mocarzel

A estreia curitibana do filme BR3, de Evaldo Mocarzel, baseado numa peça montada dentro de um barco no Rio Tietê, será o ponto de partida para o debate que acontece na quarta-feira (14), às19h30min, na Cinemateca de Curitiba, e tem como tema a união entre cinema e teatro. Os presentes poderão, após a exibição, participar de uma conversa com os cineastas Evaldo Mocarzel, diretor do filme, o paranaense Murilo Hauser, que integra a Sutil Companhia de Teatro e o Coordenador de Teatro da Fundação Cultural de Curitiba, Clovis Severo.

O encontro é o primeiro do Ciclo de Debates que será promovido pela Cinemateca ao longo do ano. O objetivo é estimular a discussão da produção audiovisual brasileira, incentivando a reflexão crítica entre os amantes de cinema, produtores e frequentadores da Cinemateca.

O documentário BR3, sobre a peça do Teatro Vertigem de São Paulo, realizado em 2009, integra um díptico cinematográfico (dois filmes que formam o mesmo projeto). Mocarzel registrou o processo de criação do grupo teatral no documentário que será exibido no dia 14 de abril. O segundo filme é uma ficção com a encenação do Teatro Vertigem no Rio Tietê da peça homônima de Bernardo Carvalho, que será exibido pela Cinemateca no dia 15 de abril em sessões às 16h e às 20h.

Em 2006 o Grupo Vertigem propôs ao público uma experiência cênica radical - uma peça realizada dentro do Rio Tiête, em São Paulo, durante dois meses e meio. A peça BR3, de Bernardo Carvalho, montada por Antônio Araújo, discute a ideia da instabilidade de todas as coisas: da sociedade, dos credos, dos grandes projetos da nacionalidade e é, portanto, uma exigência de ordem estética a errância das suas personagens e dos lugares ficcionais. Por isso, as cenas flutuam em um barco ou estão dispostas ao longo das margens.



Serviço:



Abertura do Ciclo de Debates na Cinemateca

Documentário BR3 de Evaldo Mocarzel

Data e horário: 14 de abril, às 19h30

Local: Cinemateca

Ingresso: Gratuito



Filme BR3

Data e horário: 15 de abril, às 16h e às 20h

Local: Cinemateca

Ingresso: Gratuito

Nenhum comentário: