segunda-feira, 12 de abril de 2010

Economia bandida de Loretta Napoleoni

Economia bandida
de Loretta Napoleoni


Páginas: 350



“Este não é um livro sobre as origens obscuras dos produtos que consumimos nem sobre as mentiras das campanhas publicitárias dos propagandistas da eterna juventude. Tampouco se trata de um manual antiglobalização ou de um manifesto pela revolução do consumidor. Ele foi concebido, sim, para dar aos consumidores o poder do conhecimento sobre o mundo em que vivemos.”

O que o próspero comércio sexual do Leste Europeu, o escândalo dos empréstimos hipotecários podres nos Estados Unidos, a indústria chinesa de produtos falsificados e a filantropia das celebridades na África têm em comum?
Biopiratas exploram a indústria do sangue, bandidos da pesca devastam os altos-mares, a pornografia se desenvolve virtualmente no Second Life e jogos como o World of Warcraft geram “suadouros” on-line: estarão as indústrias bandidas se transformando em impérios globais? Acabará o sistema sendo inteiramente transformado pelo advento da economia da xariá? Com a precisão de uma economista e a habilidade narrativa de uma romancista, a jornalista Loretta Napoleoni examina como o mundo vem sendo remodelado por forças econômicas obscuras que vitimam milhares de pessoas comuns cujas vidas foram aprisionadas na fantasia do consumismo mundial. Napoleoni revela a arquitetura de nosso mundo e apresenta novas ideias sobre grande parte dos mais insolúveis problemas de nossa época.

A AUTORA

LORETTA NAPOLEONI é autora do bestseller Terror Inc.: Tracing the Money Behind Global Terrorism, publicado em 12 idiomas. É também economista e trabalhou para bancos internacionais e organizações financeiras. Uma das maiores especialistas mundiais em lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo, Napoleoni foi correspondente em Londres e colunista dos jornais La Stampa, La Republica, El País e Le Monde. Bolsista Fulbright na Escola de Estudos Internacionais Avançados Paul H. Nitze, da Universidade Johns Hopkins, Washington, D.C., e bolsista Rotary na London School of Economics. No começo da década de 1990, foi uma das poucas pessoas a entrevistar as Brigadas Vermelhas da Itália. Como consultora do mercado de commodities, viajou regularmente para o Paquistão, Turquia, Irã, Iraque, Síria e outros países do Oriente Médio, onde se encontrou com os mais importantes líderes políticos e financeiros. Mora em Londres.



um lançamento da

Nenhum comentário: