segunda-feira, 26 de abril de 2010

Escritos sobre a Instrução Pública: Condorcet

Escritos sobre a Instrução Pública: Condorcet
Reflexões e Notas sobre a Educação

de Condorcet


Nº de Páginas: 144 pgs

Neste livro estão reunidos dois textos clássicos de Condorcet ainda praticamente desconhecidos no Brasil. O primeiro é o Rapport et projet de décret sur lórganisation générale de línstruction publique, o mais importante documento político sobre instrução pública da Revolução Francesa. A presente versão reproduz o texto organizado por Ferdinand Buisson, que escoimou o documento de seus aspectos dispensáveis e de menor importância. Quanto a Réflexions et notes sur l´éducation, manuscrito praticamente desconhecido até o início da década de 1980, por um desses acontecimentos raros que brindam a investigação rigorosa, caiu nas mãos de uma pesquisadora italiana, Manuela Albertone, entusiasta dos estudos setecentistas. Em seguida, com a autorização da Bibliothèque de l´Institut de France, de Paris, que conserva o manuscrito, organizou sua publicação, viabilizada pelo Instituto Italiano per gli Studi Filosofici.

É alvissareiro para a pesquisa e para o ensino na área de educação no Brasil que, ao reunir os dois textos referidos, a presente publicação complete o conjunto dos escritos essenciais ao entendimento das ideias sobre instrução pública deste que os pósteros passaram a considerar o último filósofo iluminista da França. Antecederam-lhe as traduções de Esquice dún tableau historique des progès de l'esprit humain e de Cinq mémoires sur l'instruction publique.

O AUTOR

“Sob a mais livre das constituições, um povo ignorante é sempre escravo”, escreveu o inspirado francês Marie-Jean-Antoine-Nicolas Caritas Condorcet.

Literato, filósofo, economista, matemático e político, ele sucumbiu numa prisão parisiense no ano de 1794 nas mãos dos terríveis jacobinos liderados por Robespierre, depois de ter colaborado ativamente naquele movimento revolucionário que pretendia acabar com os desmandos de uma monarquia abusiva, mas acabou tornando-se o primeiro grande movimento terrorista de que se tem noticia.



CONTEÚDO

Apresentação

Gilberto Luiz Alves

Relatório e Projeto de Decreto sobre a Organização Geral da Instrução Pública, Apresentados à Assembléia Nacional em Nome do Comitê de Instrução Pública em 20 e 21 de Abril de 1792

Reflexões e Notas sobre a Educação

Introdução

Fani Goldfarb Figueira

MS 884, FF. 33-48 - Reflexões e Notas sobre a Educação

Capítulo 1

MS 884, FF. 3-12 - Fragmento sobre a Educação das Crianças

Capítulo 2

MS 884, FF. 13-32 - Série de Pequenos Resumos sobre a História da Educação; Provavelmente Modelo de Livros Infantis que C. Voulait Publicou

Capítulo 3

MS 884, FF. 54-58 - Sobre a Instituição (sobre a emulação e os prêmios a instituir)

Capítulo 4

MS 884, F. 312 - Plano

Capítulo 5

MS 884, 60-62 - (2ª parte) Sobre a Instrução - Estudos Superiores

Capítulo 6

MS 884, FF. 150-151 - Fragmento de uma Carta sobre a Opinião - Reflexões sobre a Consciência e a Educação Moral

Capítulo 7

MS 884, FF. 153-154 - Relatório sobre um Concurso (tema: Melhor Livro de Moral para as Crianças)

um lançamento






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