quarta-feira, 14 de abril de 2010

Espetáculo no Teatro do Paiol homenageia Osiel Fonseca


Músico paranaense falecido no ano passado recebe homenagem de mais de 40 artistas, que interpretam em vários estilos a sua vasta produção musical.

Uma celebração musical com destacados instrumentistas e cantores de Curitiba é a proposta do espetáculo “Baía de Antonina”, em cartaz no Teatro do Paiol, às 20h30 de quarta e quinta-feira (14 e 15). O show conta com a participação de 44 artistas que irão interpretar em diversas formações a produção musical de Osiel Fonseca de Souza, numa homenagem ao instrumentista e compositor falecido em 14 de abril de 2008, aos 33 anos de idade.

O concerto para Osiel tem direção artística de Sérgio Justen, que vai repassar toda a renda das apresentações para a viúva do músico, Salete, e sua filha Raquel. O público poderá conferir a inusitada misturas de estilos nas diversas interpretações de uma mesma obra, confirmando a versatilidade e talento de Osiel. Dono de uma personalidade reservada, Osiel estava sempre atento e crítico ao que o cercava, o que contribui para construir um legado musical profundo e admirável.

As composições de Osiel Fonseca passaram por várias fases. Na primeira delas, aos 15 anos de idade, constam peças para piano que soavam como Debussy, com o detalhe de que o músico nunca tinha tido professor de piano. Nascido em 30 de julho de 1975, começou seus estudos musicais em Antonina (PR), na "Filarmônica Antoninense”, tocando clarinete. Apenas em 1991 teve sua primeira aula de piano, quando demonstrou uma técnica pianística consolidada, surpreendendo a professora Maria Elena Passos.

Depois, já em Curitiba, Osiel estudou com Roberto Gnattali e suas músicas ganharam os padrões estéticos de choros e baiões. Em seguida, a religião passou a influenciá-lo, numa fase que pode ser identificada pelo amadurecimento das composições. Em pouco tempo passou a integrar a Orquestra À Base de Corda, o Coral Brasileirinho e o Vocal Brasileirão, grupos do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, mantidos pela Prefeitura Municipal. Além de compositor, atuou como arranjador e professor, conquistando a admiração e o reconhecimento da área musical e do público.


Serviço: Show “Baía de Antonina”, em homenagem ao músico Osiel Fonseca de Souza, com 44 músicos convidados. Data e horário: dias 14 e 15 de abril de 2010 (quarta e quinta-feira), às 20h30. Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho) Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada) Informações: (41) 3213-1340 Classificação: Livre. Produção: Regina Graton Direção musical: Sérgio Justen, João Egashira e Adriano Sviech Roteiro: Etel Frota Direção Cênica: Jaqueline Daher

Nenhum comentário: