segunda-feira, 26 de abril de 2010

Histórias dos gerais


Histórias dos gerais
Eduardo Magalhães Ribeiro (org.)


Coleção: Humanitas
Apoio: CNPq e Fapemig
329 p.



O livro "Histórias dos gerais", organizado pelo professor Eduardo Magalhães Ribeiro, apresenta pesquisas que abordam a relação estabelecida pelo homem da região do Alto-Médio São Francisco com a ocupação do solo e sua luta constante para praticar agricultura em uma região com grande escassez de água.


Os capítulos são resultado de pesquisas realizadas entre 2007 e 2010. Os autores traçam o perfil dos sujeitos que compõem esse universo e eles trazem grande similaridade com personagens da literatura mineira.

A arte da capa foi inspirada no trabalho de bordadeiras de Montes Claros. A ilustração mostra elementos regionais como o carro de boi e o buriti.


Foi Pedro Nava quem nos lembrou que a Capitania foi chamada, em certo tempo, de Minas dos Matos Gerais, que gerais nela não eram apenas as minas, mas os matos, e ainda mais as paisagens, as águas, os bichos, as gentes, daí que se falar em “mosaico mineiro” seja adequado, sobretudo se se pensá-lo em suas dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais e ambientais.

O livro é também um significativo exemplar de pesquisa, que sem abrir mão do rigor e do melhor das exigências acadêmicas, não hesita em dar voz aos verdadeiros sujeitos sobre os quais a pesquisa se debruça, e buscou compreender “as técnicas de manejo das águas e dos recursos naturais, e a relação entre conservação de recursos e produção numa situação de escassez”.

Histórias dos gerais é, ainda, confirmação da relevância da universidade, quando, abrindo-se para a interação e o diálogo, para o compartilhamento e a cooperação, é capaz, efetivamente, não só de descrever a sua realidade, mas, sobretudo, de buscar contribuir para a sua transformação.


Os autores

1) Eduardo Magalhães Ribeiro é economista, professor associado da Universidade Federal de Lavras e professor do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais; pesquisador CNPq do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar.

2) Alini Bicalho Noronha: agrônoma, mestre em Administração, é técnica da Emater de Minas Gerais, do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar.

3) Ana Paula Gomes de Melo: administradora, mestre em Administração, é professora do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar.

4) Carlos Alexandre de Lima Fiorillo: estudante de biologia do Instituto Federal do Sul de Minas, em Inconfidentes.Delacyr da Silva Brandão Júnior: agrônomo, doutor em Fitotecnia, professor do ICA/UFMG.

5) Eduardo Barbosa Ayres: agrônomo, mestre em Administração, trabalhou no Centro de Agricultura Alternativa Vicente Nica – CAV, do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar.

6) Flávia Maria Galizoni: antropóloga, é professora adjunta do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar.

7) Giliarde de Souza Brito: graduado em serviço social, mestrando em Agroecologia no ICA/UFMG, participante do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar.

8) Hélida Mara Magalhães: agrônoma, mestranda em Agroecologia – ICA/UFMG, do Grupo de Estudos em Frutíferas Nativas e Exóticas, GEFEN/UFMG.

9) Luiz Carlos Dias Rocha: agrônomo, doutor em Entomologia, professor do IFSM/Inconfidentes, participa do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar.

10) Luiz Henrique Silvestre: administrador, mestre em Administração, professor da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, participa do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar.

11) Paulo Sérgio Nascimento Lopes: agrônomo, professor de fruticultura do ICA/UFMG, do Grupo de Estudos em Frutíferas Nativas e Exóticas, GEFEN/UFMG.

12) Rafael Eduardo Chiodi: engenheiro florestal, mestre em Agro-ecologia, participa do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar.

13) Ricardo Pereira Reis: agrônomo, professor titular da Universidade Federal de Lavras, participa do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar.

14) Roberto Cardoso de Moura: agrônomo, mestre em Agroecologia, participa do Grupo de Estudos em Frutíferas Nativas e Exóticas, GEFEN/UFMG.

15) Teddy Marques Faria: químico, mestrando em Engenharia Química/UFMG, trabalha no ICA/UFMG e participa do Grupo de Estudos em Frutíferas Nativas e Exóticas, GEFEN/UFMG.

16) Wellington Carneiro Figueiredo: pedagogo e técnico agrícola, assessor da Cáritas Diocesana de Januária.

LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: