sexta-feira, 16 de abril de 2010

Linguagem visual da cultura árabe

Linguagem visual da cultura árabe, a caligrafia destaca-se como expressão artística das mais marcantes dos povos do Oriente Médio e Norte da África.

A Gibiteca de Curitiba, unidade da Prefeitura Municipal, promove o curso de Caligrafia Árabe, ministrado pelo artista plástico e calígrafo Moafak Dib Helaihel. As aulas acontecem de 27 de abril a 3 de agosto, sempre às terças-feiras, das 14h às 16h. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na própria Gibiteca, com informações pelo telefone (41) 3321-3250.

Voltado a artistas plásticos, designers e estudantes da área de artes visuais, além do público interessado na cultura árabe, o curso abordará o histórico da caligrafia árabe e do desenho, com técnica e execução de trabalhos no estilo rukaa. As aulas sobre a arte caligráfica, uma das características culturais mais marcantes dos povos do Oriente Médio e Norte da África, têm por objetivo ampliar o universo artístico e expressivo dos participantes, contribuindo para uma compreensão aprofundada de questões plástico-formais, em termos de utilização das linhas, cores e composição.

A iniciativa também evidencia a necessidade de se divulgar a cultura árabe nas artes plásticas. A colônia sírio-libanesa é uma das mais importantes e numerosas do país, contando cerca de 10 milhões de descendentes em todo o Brasil. Entretanto, o grande destaque conquistado pelos imigrantes libaneses na sociedade brasileira ainda não se fez acompanhar de uma significativa contribuição cultural na área das artes visuais. O brasileiro, e mais especificamente o paranaense, está bastante familiarizado com a cultura visual das tradições de diversas etnias, mas desconhece quase totalmente a linguagem visual da cultura árabe. Em termos da sua recepção pelo público, a visualidade árabe permanece no terreno do exótico ou do puramente artesanal.

Por tudo isso, o curso reveste-se de grande importância. Comandado por Moafak Dib Helaihel, imigrante sírio-libanês que atua na área da caligrafia árabe há vários anos, o curso evidência o caráter bastante específico da arte visual árabe, com a sua ausência de representações realistas e o destaque ao aspecto verbal e ornamental, mas que possui numerosos pontos de contato com as questões artísticas contemporâneas. Para além das questões pertinentes ao campo da arte, a divulgação da cultura visual árabe contribui também para a integração, por meio do conhecimento, entre os vários povos que compõem a população brasileira, bastante heterogênea.

Natural de Baalbek, no Líbano, onde se formou em História e Geografia pela Universidade de Beirute, o artista plástico e calígrafo Moafak Dib Helaihel está radicado em Curitiba há mais de 30 anos, e já participou de exposições no Brasil e em países como Arábia Saudita, Líbano, Síria e Kuait. O artista esteve recentemente no Centro de Caligrafia Árabe e Artes Ornamentais dos Emirados Árabes Unidos, para o aperfeiçoamento de técnicas. Na ocasião, manteve contato constante com alguns dos maiores nomes da caligrafia árabe contemporânea, como Farouk Haddad e Hassan Jaldi.



Serviço:

Inscrições abertas para o Curso de Caligrafia Árabe, com o artista plástico e calígrafo Moafak Dib Helaihel. As aulas acontecerão de 27 de abril a 3 de agosto, sempre às terças-feiras, das 14h às 16h, na Gibiteca de Curitiba.

Local para inscrições: Gibiteca de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro).

Horário de atendimento para as inscrições: de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 18h30; aos sábados, das 14h às 19h.

Investimento: R$ 220 à vista ou em dois pagamentos de R$ 110, com cheque pré-datado.

Informações: (41) 3321-3250

Nenhum comentário: