terça-feira, 6 de abril de 2010

Mais um filme nacional será testado pela audiência no Teatro da CAIXA


3ª sessão surpresa do Teste de Audiência acontece dia 13 de abril

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta no dia 13, terça-feira, mais uma sessão surpresa do Teste de Audiência. O projeto é uma iniciativa dos cineastas Marcio Curi e Renato Barbieri e está na 2ª temporada na capital paranaense.

“Trampolim do Forte”, do diretor João Rodrigo Mattos, foi o filme que abriu a 4ª temporada nacional. João Rodrigo Mattos compreendeu a importância da experiência, com o material que obteve ao final de sessão. “O projeto é muito profissional e enriquecedor, pois agora no processo de finalização estou levando em conta todos os indicativos do teste, os relatórios, grupo focal e os gráficos”, afirma João Rodrigo. O diretor conta que o público deu várias ideias, algumas reiterando posições já existentes e outras totalmente novas. “Muitas vezes quando estamos muito envolvidos com o processo falta um distanciamento para olhar por outro ponto de vista. O público agrega, eu me pus como ouvinte”, completa, e garante que seus próximos filmes passarão pelo teste.

“Trampolim do Forte” apresenta os arredores do Trampolim do Forte de Santa Maria, na praia do Porto da Barra, em Salvador. O local é um ponto catalisador de crianças de faixas etárias e classes sociais distintas, apesar da clara preponderância das crianças de origem humilde, que, por falta de mais opções gratuitas de lazer, fazem do Trampolim o seu templo diário de brincadeiras, troca de experiências e expressão da criatividade. É sobre este núcleo de personagens que o filme se debruça, sobre as experiências vividas e presenciadas pelas pessoas que por ali transitam. A previsão para finalização do filme é final de junho e o lançamento deve acontecer no segundo semestre deste ano.

Na segunda sessão de 2010 foram exibidos dois médias-metragens, uma inovação em todas as temporadas. O primeiro foi “Retratos de Família”, do paranaense Marcelo Munhoz, e o último foi “Ratão”, do brasiliense Santiago Dellape. Marcelo afirma que o público se mostrou muito disposto quando soube que iria assistir a dois “médias” e enfatiza a importância do teste para qualquer produção cinematográfica, pois “às vezes o diretor não se dá conta de questões simples, pequenas ideias que estão presentes no filme”, conta. “O Teste de Audiência é uma possibilidade de visualizarmos o que o filme ainda pode ser, nos permite olhar de outra forma e fazer ajustes na trajetória da produção”, completa Marcelo.

“Retratos de Família” mostra o frágil equilíbrio entre um aposentado, que após a morte de sua esposa sofre um derrame e apenas sobrevive, e sua família que contrata uma enfermeira para tentar manter a ordem em suas vidas. “Ratão” é um filme que mistura ação e comédia para contar a história de um garoto de 10 anos que vive com seu tio, um preguiçoso hippie-capitalista dono de uma banca de jogos de videogame. Quando se deparam com informações confidenciais, ficam no fogo cruzado entre a máfia chinesa e os atrapalhados agentes da BINA, o serviço secreto brasileiro.

O projeto Teste de Audiência

O projeto é uma iniciativa voltada para o desenvolvimento da cultura cinematográfica no Brasil. Consiste na projeção de um filme em fase de finalização e no debate sobre todos os aspectos do filme com o público. O objetivo é saber como a obra está se comunicando com o público, como os espectadores a compreendem e quais são as suas considerações.

Além de oferecer aos cineastas brasileiros uma preciosa ferramenta de trabalho, o Teste de Audiência colabora também para a formação do público e para o desenvolvimento de uma metodologia científica, bastante utilizada em cinematografias mais desenvolvidas, mas inacessível ao cinema independente brasileiro. Em março de 2007 o projeto estreou em Brasília, estendendo-se na terceira temporada para Curitiba.

Serviço: Cinema: Teste de Audiência – 3ª sessão surpresa Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: 13 de abril Horário: terça 19h30 Ingressos: Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro, no dia do evento, a partir das 18h Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: