terça-feira, 27 de abril de 2010

“MULHERES SEM HOMENS”, DA IRANIANA SHAHRNUSH PARSIPUR, DISCUTE ABERTAMENTE A VIRGINDADE

Depois de ter sido banido do Irã e ter causado a prisão da escritora Shahrnush Parsipur, o livro “Mulheres sem Homens” chega ao Brasil em 2010, pela editora Martins Martins Fontes.

Com previsão de lançamento para o segundo semestre deste ano, a obra causou polêmica no Irã por falar abertamente sobre a questão da virgindade. O livro conta a história de cinco mulheres iranianas: uma prostituta, duas solteiras, uma dona de casa e uma professora. Todas enfrentam opressões por conta da discriminação sexual, tradições culturais e ideias sobre virgindade e a sexualidade da mulher. As vidas destas cinco personagens acabam se cruzando em um jardim de Karaj, um lugar próximo ao Teerã.

Em 2009, o livro ganhou uma versão cinematográfica, com direção de Shirin Neshat, que levou o Leão de Prata, segundo prêmio mais importante do Festival de Veneza.


Sobre a autora:


A escritora Shahrnush Parsipur nasceu no Teerã, no dia 17 de fevereiro de 1946. Ela começou sua carreira literária aos 16 anos, escrevendo histórias curtas e alguns artigos. Shahrnush é formada em sociologia pela Universidade do Teerã. Todas as suas publicações foram banidas do Irã e atualmente ela mora nos Estados Unidos.

Nenhum comentário: