terça-feira, 27 de abril de 2010

Novos editais do Fundo contemplam as áreas de cinema e patrimônio cultural

A Fundação Cultural de Curitiba lança novos editais do Fundo Municipal da Cultura. Os editais vão selecionar projetos de pesquisa sobre a paisagem fabril de Curitiba no final do século 19 e produções em cinema digital.


Novos editais do Fundo Municipal da Cultura da Prefeitura de Curitiba estão com inscrições abertas, contemplando patrimônio cultural e cinema digital. Na área de patrimônio, o edital tem a finalidade de conceder apoio financeiro para a produção de projetos de pesquisa voltados ao registro da paisagem fabril de Curitiba, entre o final do século 19 e meados do século 20. Na área de cinema e vídeo, serão selecionados filmes digitais nas categorias iniciantes e não-iniciantes. As inscrições encerram no dia 16 de junho. Os editais estão disponíveis no site www.fundacaoculturalcuritiba.com.br

/Lei de Incentivo.

O edital “Identificação e registro da paisagem fabril de Curitiba” faz parte da proposta de garantir o registro do patrimônio cultural urbano de Curitiba, formado entre o final do século 19 até a década de 1960 – período marcado pelo surgimento de inúmeros estabelecimentos fabris, voltados aos mais diversos setores de produção e trabalho, como olarias, indústrias de beneficiamento de mate, alimentos, fósforos, moinhos, louças, vidros, vestuários, mobiliários e serrarias. Essas fábricas contribuíram não apenas para o desenvolvimento da economia local, mas também para a impulsão da ocupação e urbanização de muitas regiões da cidade.

No processo de expansão urbana ocorrido após a década de 1960, culminando com a criação da Cidade Industrial, muito se perdeu na paisagem com a transferência ou desativação de vários estabelecimentos surgidos nas décadas anteriores. No entanto, eles ainda permanecem nas memórias e na paisagem urbana como referenciais de um cotidiano já perdido, mas ainda vivo nas lembranças de muitos curitibanos.

Cinema – Dois editais contemplam a área de cinema e vídeo, sendo um deles exclusivamente para proponentes iniciantes. Os editais têm o objetivo de apoiar a produção de filmes digitais, nos gêneros ficção, documentário e animação. Entre os proponentes não-iniciantes, que comprovem experiência e já tenham sido selecionados em outros programas do Fundo, serão selecionados projetos de curta e longa-metragem. Entre os iniciantes serão escolhidos projetos de curta-metragem digital, com duração de 8 a 15 minutos.



Serviço:

Editais do Fundo Municipal da Cultura – inscrições até 16 de junho de 2010

“Identificação e registro da paisagem fabril de Curitiba”

“Filme digital – categoria não iniciante”

“Curta-metragem digital – categoria iniciante”

Informações no site www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br, link “Lei de Incentivo”, menu “Editais de Inscrições”

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail paic.atendimento@fcc.curitiba.pr.gov.br

Nenhum comentário: