quarta-feira, 21 de abril de 2010

Ravi Justin Freeman apresenta a música de fusão na Série Solo Música



Músico inglês se apresenta na CAIXA Cultural Curitiba

O inglês Ravi Justin Freeman invade o palco do Teatro da CAIXA para uma apresentação singular no dia 27 de abril. Parte da Série Solo Música, o músico irá tocar a kora, uma harpa do oeste africano, e utilizar as técnicas de canto difônico, popular na Ásia Central. Além do recital, o músico fará um workshop sobre a kora, às 19h do dia 28 de abril. O workshop acontece no Teatro da CAIXA e tem entrada franca.

Pesquisador pioneiro na música de fusão, popularmente chamada de world music, Freeman já se apresentou em festivais como o WOMAD, Festival Musicale Del Mediterrâneo, Glastonbury Festival e o Edinburgh International Harp Festival. Já fez parcerias com Marlui Miranda, na música Neuneuneu-Humanity, e no Afrobrasilian Project, em que participam Armando Marçal, Paulo Moura, Marlui Miranda e Robertinho Silva.

A kora de Ravi possui 24 cordas e tarraxas de violão e desde 1985 tem desenvolvido uma nova sonoridade ao instrumento. "A primeira vez que eu realmente vi uma (a kora) foi no festival WOMAD, no Cleveden (Bristol), com a Gâmbia Nacional Troupe. Eram quatro tocadores de kora. Este foi um primeiro encontro maravilhoso, especialmente porque havia uma chance de participar de uma oficina e depois ver a kora de perto. Em seguida foi em uma viagem à Gâmbia, onde obtive minha primeira kora, do antigo e lendário músico Jali Nayma Suso”, explica Ravi.

A singularidade

Ravi Justin Freeman irá apresentar um concerto único, pois reúne a kora e o canto difônico, em uma apresentação solo, práticas incomuns no ocidente. A kora é um instrumento africano similar à harpa e possui 21 cordas. Feita de uma cabaça, couro de vaca, linha de pesca e madeira, é encontrada em países como Senegal, Mali e Gâmbia, além de outras áreas da África Ocidental. Apenas o polegar exige apenas o polegar e o indicador das duas mãos são necessários para dedilhar as suas cordas. Músicos africanos como Toumani Djabate, Foday Musa Suso e Jali Musa Jawara são os expoentes da kora.

O canto difônico, também conhecido como “canto de garganta”, é uma técnica originária de país asiáticos. O cantor faz intervalos harmônicos e acordes em uma só voz, ou seja, é possível cantar duas notas ou entoar uma escala ascendente e descendente ao mesmo tempo. A realização desta técnica exige muita concentração e esforço, fundindo a mente e corpo em um estado único.

O projeto

O Solo Música apresenta um recital por mês, sempre às terças-feiras, nos quais são exibidas apresentações raras, com artistas solo tocando instrumentos que dificilmente são mostrados em outras programações culturais. A série foi desenvolvida a partir de uma observação dos espaços culturais da cidade. Segundo o produtor Álvaro Collaço, a série é exclusiva, pois diversifica os instrumentos e gêneros na mesma programação.

A Série não privilegia um gênero musical definido, mas a diversidade cultural em solo, promovendo assim uma aproximação entre a música instrumental e erudita, sendo que a única ligação entre os recitais apresentados é o fato de estar no palco um único músico, cuja característica principal é ter absoluta segurança na sua qualidade como instrumentista e intérprete.

Serviço

Projeto Solo Música – Ravi Justin Freeman – Kora e Canto Difônico

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 27 de abril

Horários: terça 20h30

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Workshop sobre a kora

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 28 de abril

Horários: quarta 19h

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do Teatro uma hora antes do evento.

Nenhum comentário: