terça-feira, 27 de abril de 2010

RETOMANDO O "DISCUTIR O BRASIL"

- Voces se lembram dessa charge?



Vamos lá -
Para Marco Aurélio Garcia, o livro "Brasil, entre o pass
ado e o futuro" não tem a pretensão de preencher um vazio que “só se preenche a partir de um movimento mais intenso da sociedade” mas tem o objetivo de chamar a atenção sobre o Brasil atual: “Grande parte da chamada intelectualidade progressista, na qual incluo a mim e ao Emir, estamos, senão calados, um pouco tímidos. O lugar de debate atual foi ocupado por sub-intelectuais de direita que resolveram fazer de sua atividade intelectual medíocre uma forma, inclusive, de construir carreira nos grandes órgãos de comunicação do país".

Pois bem, não é este o mome
nto certo de reacendermos nossas chamas da indignação e acabarmos com o sedentarismo de nossas mentes que estavam temporariamente empapadas de langor termal (ou seria mornal, digo normal)?

Chegou a hora dessa "gente bronzeada mostrar seu valor" contra esse ser des-humano raquítico e branquelo que se esconde nas
"soubornáveis" prateleiras do neo-liberalismo. "Arreda capeta", vamos aos livros ! (EC)

Brasil, entre o Passado e o Futuro
Marco Aurélio Garcia
Emir Sader
(orgs.)

Este livro reúne reflexões sobre o Brasil da primeira década do novo século, revelando o caminho de um país que era dos mais injustos do mundo a outro, menos desigual, que se projeta como a quinta economia do planeta. Os textos de Brasil, entre o passado e o futuro não apenas mostram a herança recebida do passado e as transformações realizadas como também apontam o caminho a trilhar para fazer deste um país realmente democrático, solidário e soberano.
Esta obra reúne ensaios de atores da cena política e intelectual brasileira que buscam assimilar e analisar as intensas transformações ocorridas no Brasil nos últimos sete anos. Os textos se debruçam sobre o passado recente do país na tentativa de desvendar diversos aspectos da realidade brasileira, como sua dinâmica econômica, social, política e cultural. Em uma coedição da Editora Fundação Perseu Abramo e Boitempo Editorial, Brasil: entre o passado e o futuro busca contribuir com o debate sobre o que virá após o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Para tanto, contou com a colaboração de importantes intelectuais - integrantes do governo ou não - que nunca deixaram de pensar e sistematizar ideias sobre o processo em curso no país: Marco Aurélio Garcia, Emir Sader, Marcio Pochmann, Guilherme Dias, Luiz Dulci, Nelson Barbosa, José Antonio Pereira de Souza e Jorge Mattoso. Além dos artigos, completa o volume uma entrevista com Dilma Rousseff, feita por Garcia, Sader e Mattoso.
O livro apresenta um conjunto de dados, análises e propostas de intelectuais comprometidos com um projeto de país que será o centro do debate nas disputas eleitorais de 2010. Busca, assim, trazer uma contribuição interpretativa sobre o momento atual, vislumbrando sempre poder transformar o futuro.

Ensaios e autores

Brasil, de Getúlio a Lula - Emir Sader
O Brasil herdado - Jorge Mattoso
A inflexão do governo Lula: política econômica, crescimento e distribuição de renda - Nelson Barbosa e José Antonio Pereira de Souza
A sociedade pela qual se luta - Guilherme Dias e Marcio Pochmann
Participação e mudança social no governo Lula - Luiz Soares Dulci
O lugar do Brasil no mundo - Marco Aurélio Garcia
A política externa em um momento de transição - Marco Aurélio Garcia
Um país para 190 milhões de brasileiros - Entrevista com Dilma Rousseff


A Nova Política Econômica

Vol. 01 -A Sustentabilidade Ambiental


O objetivo desta coleção é registrar as mudanças ocorridas no Brasil nestes oito anos do governo dirigido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Os livros que a compõem resultam de um trabalho coletivo, que colaboraram ministros, altos dirigentes do governo federal, além de intelectuais e lideranças sociais. Este primeiro volume traz dois temas de grande relevância: a política econômica e a sustentabilidade ambiental. São dezenas de contribuições que se concentram na identificação dos avanços obtidos, dos desafios vencidos, das dificuldades e do que, embora desejado para o presente, restou para o futuro. Constituem estudos valiosos para a história brasileira, por registrarem as características políticas, econômicas, sociais, administrativas e culturais do período 2003-2010.


Introdução à Economia Solidária
Paul Singe
r

O professor e economista Paul Singer descreve as origens históricas e os princípios da economia solidária – em que a solidariedade se sobrepõe à competição – e defende a idéia de que ela poderá ser
uma alternativa superior ao capitalismo por proporcionar às pessoas uma vida melhor, com solidariedade e igualdade.

Apresentação de Luiz Inácio Lula da Silva.


Nas páginas deste livro se encontram sólidos argumentos reafirmando
a necessidade de buscarmos uma forma de organização social e econômica que ultrapasse as potencialidades oferecidas à humanidade pelo capitalismo, superando as desigualdades que lhe são inerentes. Economista, professor universitário, intelectual reconhecido nacionalmente há muitas décadas, militante metalúrgico nos anos 50, há mais de meio século Paul Singer se dedica com paixão – talvez a paixão maior de sua vida – a uma defesa das idéias socialistas que não faz qualquer concessão ao dogmatismo. Ele é provavelmente o pesquisador brasileiro que vem se dedicando com mais persistência, nos últimos anos, ao trabalho de repensar a utopia socialista a partir das duras lições oferecidas pelas distorções e pelos rumos ditatoriais assumidos na experiência do chamado socialismo real. Para pessoas como eu, que nunca acreditaram na viabilidade de um socialismo em que o Estado tudo decide, nem conseguem imaginar uma sociedade baseada no igualitarismo absoluto, que anestesia o impulso que cada um de nós tem de crescimento, este estudo de Singer vale como um bálsamo e como verdadeira fonte de luz. Para pessoas como eu, adversárias de um certo discurso que aponta que os problemas do trabalhador só serão resolvidos no dia da grande transformação, o livro mostra de maneira convincente que a sociedade justa por que lutamos precisa ser construída desde já, na barriga do atual sistema. Nesse processo, trata-se de ocupar “interstícios” e multiplicar “implantes” de uma convivência solidária no interior da sociedade injusta em que nascemos e lutamos. Este livro sustenta que foi assim no passado e deve ser assim no presente. Solidariedade é uma palavra saborosa que vale como aposta radical na generosidade do ser humano e em sua capacidade de ver o semelhante, o outro, como parceiro e amigo – não como rival e competidor. Os exemplos discutidos por Singer no final – Mondragon na Espanha, Emilia Romana na Itália, usina Catende em Pernambuco, as cooperativas do MST e vários outros – são uma prova contundente de que é possível construir circuitos eficientes de economia não-capitalista no transcurso da prolongada marcha histórica que permitirá ao ser humano – no tempo e no ritmo que se mostrarem adequados – depositar a mentalidade possessiva que é própria do capitalismo na mesma prateleira em que já estão arquivados o feudalismo e a escravidão.
Luiz Inácio Lula da Silva


Brasil: Mito Fundador e Sociedade Autoritária
Marilena Chaui


Como foi construído o mito fundador do Brasil, de 1500 aos nossos dias? Que papel essa idéia desempenha como fator de coesão e de coerção social? No momento em que o país é incitado a festejar os seus 500 anos, há realmente o que comemorar? Essas são algumas questões apresentadas p
or Marilena Chaui neste livro. Indicado para o Prêmio Jabuti 2001.



um lançamento da



Nenhum comentário: