sexta-feira, 30 de abril de 2010

Zé Renato canta a jovem guarda no Teatro da CAIXA



Show mescla faixas do último lançamento com sucessos da carreira do artista


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 07 a 09 de maio, o show “É Tempo de Amar”, com o músico e intérprete capixaba Zé Renato. A apresentação traz sucessos do CD homônimo no qual o músico faz tributo à jovem guarda. No palco, João Castilho (guitarra), Marcos Nimrichter (teclados) e Rômulo Gomes (baixo) acompanham o cantor.



Serão relembrados os clássicos da geração iê-iê-iê, como "O Tempo vai Apagar" e a faixa-título "É Tempo de Amar", além de outras pérolas como "História de um Homem Mau" e "Namoradinha de Um Amigo Meu". O repertório inclui músicas que foram sucesso ao longo de sua carreira como “Anima", composição dele com Milton Nascimento, e “Quem tem a viola”, além de interpretações brilhantes de clássicos da música brasileira.



A primeira música que Zé Renato aprendeu a tocar no violão foi “Namoradinha de um Amigo meu”, o hit juvenil de Roberto Carlos. Suas férias em Vitória, no Espírito Santo, tinham como trilha sonora o cancioneiro da Jovem Guarda. O fato justifica a inusitada incursão do artista por esse repertório. “Tempo de Amar” reúne 13 pérolas das velhas tardes de domingo dos anos 60, em abordagem requintada.



Idealizado a partir da gravação suntuosa de “O Tempo Vai Apagar” para a trilha da novela da Globo “A Favorita”, o CD inclui ainda a única incursão do poeta Vinicius de Moraes pelo universo do iê-iê-iê. Trata-se de “Por Você”, parceria de Vinicius com Francisco Enoé, lançada em 1967 no filme “Garota de Ipanema”, de Leon Hirszman.



Sobre Zé Renato



O cantor e compositor capixaba Zé Renato iniciou sua carreira se apresentando em festivais de música nas décadas de 60 e 70. No final dos anos 70, alcançou maior reconhecimento como integrante do Boca Livre, conjunto vocal do qual também faziam parte Cláudio Nucci, David Tygel e Maurício Maestro.



Sua carreira solo se construiu paralelamente ao grupo. Em 1982 lançou seu primeiro disco solo, “Fonte de Vida”. Ainda na década de oitenta, integrou a banda Zil. Nos anos 90, consolidou sua carreira de solista e se tornou um dos maiores intérpretes da música brasileira. O cantor já lançou doze discos e teve composições suas interpretadas por Nana Caymmi, Leila Pinheiro, Zizi Possi e Lulu Santos, entre outros.


Participou da Sinfonia do Rio de Janeiro de São Sebastião em 2000, ao lado de Francis e Olivia Hime, Lenine, Sergio Santos e Leila Pinheiro. Dois anos depois gravou “Memorial”, em dupla com o maestro Wagner Tiso. “Minha Praia” foi lançado em 2003. Consolidando sua carreira internacional esteve na França em 2005, na caravana do Projeto Pixinguinha. Ainda, encerrando as comemorações do Ano do Brasil na França integrou o elenco da Sinfonia do Rio de Janeiro no auditório da Unesco em Paris e realizou shows divulgando seu cd "Cabô" na capital francesa e em Marseille.



Em 2006 realizou 4 projetos: o show "Encontro das Águas", gravou o segundo CD infantil "Forró pras crianças", o dvd “ Zé Renato ao Vivo" e retornou ao Boca Livre, junto com David Tygel, Maurício Maestro e Lourenço Baeta, lançando em 2007 o cd e dvd "Boca Livre e ao vivo". Acaba de lançar o cd “É Tempo de Amar”, que apresenta na CAIXA Cultural Curitiba.



Em 2004 o artista recebeu o Prêmio TIM de Melhor Disco Infantil, com a produção “Samba pras Crianças”. Ainda neste ano recebeu o Prêmio Rival BR de Música, na categoria de melhor cantor com a obra “Minha Praia”. Em 2007 voltou a receber o Prêmio TIM de Melhor CD Infantil com “Encontro das Águas”, indicado inclusive ao Grammy Latino como melhor álbum infantil. Em 2008 o Boca Livre, grupo que deixou em 2000 e retornou seis anos depois, ganha o Prêmio TIM de Melhor Grupo. Foi premiado neste mesmo ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, na categoria Melhor Cantor em 2008 e Prêmio de Música Brasileira em 2009.



Algumas de suas gravações foram trilhas sonoras de novelas e minisséries, como “Pelo sim pelo não“ para “Roque Santeiro”; “Rodrigo meu Capitão” para “O Tempo e o Vento”; “Salmo” para “O Corsário do Rei”; “Mulher” para “Éramos Seis”; “Na Trilha do meu Sonho” para “O Diabo a Quatro”; “Tamborim” para “A pessoa é o que nasce” e “O tempo vai Pagar” para “A Favorita”.



Zé Renato, em 30 anos de carreira, construiu seu nome com um pé fincado na tradição da música brasileira e outro calçado em seu próprio talento de intérprete.



Serviço Música: Zé Renato Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Data: de 07 a 09 de maio Horários: Sexta e sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: