sexta-feira, 28 de maio de 2010

Ciclo de Palestras Gilberto Freyre

As diversas correntes do pensamento do autor homenageado desta edição da 10ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Gilberto Freyre, serão discutidas em palestras nos dias 14, 15, 16 e 18 de junho, sempre às 18h, no Auditório da Biblioteca Padre Euclides (Rua Visconde de Inhaúma, 490). O evento contará com a presença de Joel Rufino dos Santos (dia 14/6), Gustavo Henrique Tuna (dia 16/6), José Leonardo do Nascimento (dia 17/6) e Elide Rugai Bastos (dia 18/6). Os interessados devem se inscrever através do site www.feiradolivroribeirao.com.br até o dia 13 de junho. As vagas são limitadas a 200 pessoas.

No site, além deste ciclo de palestras o público pode também se inscrever em outras atividades, como a Rodada do Livro, o Seminário de Dramaturgia e o Seminário Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.

Conheça um pouco sobre cada convidado do Ciclo de Palestras:

Joel Rufino dos Santos é doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Participou em 1960 da elaboração da revolucionária coleção de livros didáticos "História Nova", que o levou algumas vezes aos cárceres da ditadura militar. Tem incursões em várias formas de expressão escrita, do livro didático ao romance histórico, passando também pelo teatro, pelos roteiros de televisão e pela literatura infantil. Foi subtitular da Secretaria Extraordinária de Defesa e Promoção das Populações Negras do Estado do Rio de Janeiro e presidiu a Fundação Cultural Palmares do Ministério da Cultura.

Gustavo Henrique Tuna é doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em História Cultural pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), onde defendeu, em 2003, a dissertação Viagens e viajantes em Gilbert Freyre. Foi responsável pela revisão das notas e pela elaboração dos índices remissivo e onomástico das edições dos seguintes livros de Gilberto Freyre: Casa-Grande & Senzala, Sobrados e mucambos, Ordem e progresso e Nordeste, todos publicados pela Global Editora. É autor de Gilberto Freyre: entre tradição e ruptura (Cone Sul, 2000).

José Leonardo do Nascimento é livre-docente em História da Arte pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), pós-doutor pela Universidade Clássica de Lisboa, doutor em História pela Université de Paris X, Nanterre. Desenvolve pesquisas na área de História, com ênfase em Teoria e Filosofia da História, História da Cultura e das Artes. É também professor de estética, de história da arte e da cultura brasileira no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unicamp).

Elide Rugai Bastos possui mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC). Livre-docente em Pensamento Social pela Unicamp. Atualmente é professora titular da Universidade Estadual de Campinas. Foi editora da Revista Brasileira de Ciências Sociais (ANPOCS), é atualmente editora da revista Lua Nova (CEDEC). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Pensamento Social no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento social brasileiro, sociologia brasileira, Gilberto Freyre, história das idéias e intelectuais.

Nenhum comentário: