quinta-feira, 6 de maio de 2010

Exposição “Atapuerca: A aventura da evolução” revela detalhes da evolução humana


O Instituto Cervantes e a PUC/Minas realizam, entre os dias 13 de maio e 10 de junho, a exposição Atapuerca: A aventura da evolução. Porta de entrada para o palco da evolução humana, a mostra ajuda a conhecer como eram e como viviam nossos antepassados na Serra Atapuerca: complexo paleoantropológico localizado próximo à cidade de Burgos, na Espanha, e considerado o mais importante do mundo para o estudo da evolução e dizimação humana na Eurásia.

A Serra Atapuerca reúne um grande número de fósseis de diferentes épocas, registrando mais de um milhão e meio de anos da história da humanidade. Esta pequena serra, onde se concentram restos de pelo menos três espécies humanas diferentes (Homo antecessor, Homo heidelbergensis e Homo sapiens), recebe há 30 anos paleontólogos, arqueólogos, biólogos e geólogos, atraídos pela abundância e a raridade dos materiais recuperados nos seus depósitos.

Entre as riquezas do local destaca-se La Sima de los Huesos, a maior jazida de ossos humanos já encontrada. Consiste em um poço de 12 metros de profundidade onde já foram recuperados mais de 6 mil fósseis humanos, pertencentes a, no mínimo, 28 indivíduos da espécie Homo heidelbergensis. Devido a essa enorme importância, os jazidos da Serra Atapuerca foram declarados Patrimônio da Humanidade pela Unesco, em 2000.

Os visitantes da exposição terão a oportunidade de ver quatro réplicas da indústria lítica, réplicas do crânio “Miguelón”, (o mais bem conservado do Homo heidelbergensis) e do Homo antecessor, bem como 25 painéis informativos sobre as jazidas, a história e o descobrimento da serra. Montada em uma estrutura moderna, a mostra apresenta também ponto de informação por computador, com acesso ao conteúdo da Fundação Atapuerca e abordagens temáticas relacionadas à serra em imagens em 3D. Durante a exposição será exibido também um vídeo em telão, com duração de 30 minutos.



Serviço:

Exposição “Atapuerca: A aventura da evolução”

Local: Museu de Ciências Naturais da PUC–Minas (Av. Dom José Gaspar, 290, Coração Eucarístico)

Data: 13 de maio a 10 de junho de 2010

Visitação: De terça a sábado, das 8h à 17h.

Entrada franca

Informações: (31) 3789-1600

Nenhum comentário: