sexta-feira, 28 de maio de 2010

Fernando Deddos é a atração do Solo Música


Eufonista curitibano se apresenta no Teatro da CAIXA



A Série Solo Música apresenta o eufonista curitibano Fernando Deddos nesta terça-feira (01), às 20h30, no Teatro da CAIXA. O músico lançou ano passado “Eufonium brasileiro”, o primeiro CD de eufônio solo no Brasil.



Eufônio é um instrumento da família de metais, de sonoridade mais suave que a do trombone. Conhecido como bombardino, é de uso comum no Brasil em bandas de sopros e fanfarras. A tradição do instrumento em música erudita está presente na Inglaterra e Estados Unidos.



Sobre a apresentação na Série Solo Música, Fernando afirma que “é uma oportunidade de quebrar barreiras. Eu consegui que o instrumento chegasse a uma sala de concertos. É também um desafio estar tocando solo ao mesmo tempo que se está livre em relação ao repertório”. Para este recital, Deddos preparou músicas de compositores contemporâneos descohecidos do grande público, como Cristopher Wiggins, Howard Snell e Torstein Aagaars-Nilsen, além de Carlos da Costa Coelho, músico curitibano e composições próprias escritas para solo, como “Rabecando” e “Imprompus”.



Fernando Deddos



Fernando Deddos iniciou sua prática musical aos quatro anos e aos 12 começou a estudar instrumentos de sopros. Desde 1998 participa de workshops e festivais, tendo estudado com Steven Mead (solista de eufônio - Inglaterra), Charles Vernon (Chicago Symphony), Ronald Bishop (Cleveland Symphony), Marcos dos Anjos (OSESP), Scot Harttman (Solista – EUA) e Andréas Hofmeir (Universidade de Salzburg – Áustria), entre outros. Foi ganhador do prêmio nacional de jovens solistas no programa FURNAS, no Rio de Janeiro (2006). Integra com Danilo Koch o DUOPRIMO, de percussão e eufônio, com o qual obteve 1° lugar no prêmio nacional FURNAS para música de câmara (2009).



É graduando do curso de Composição e Regência pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná. No ramo da composição possui obras inéditas e arranjos/releituras escritas para piano, diversas formações de música de câmara, música sinfônica até trilhas para dança contemporânea. Teve arranjos apresentados pela Orquestra de Câmara da PUC, Paranabrass e quarteto Brasax. Atualmente ocupa o cargo de Eufônio Principal da Orquestra Filarmônica de Metais e Percussão do Paraná. É atua como diretor musical e pianista da Soulution Orchestra.



Série Solo Música



A série Solo Música apresenta novidades nesta temporada do projeto. Os músicos apresentarão palestras e workshops como extensão do evento, ultrapassando o limite do show e disseminando conhecimento e informações.



O projeto consiste na apresentação de um recital por mês, em que são exibidas apresentações raras. Os artistas trazem para o projeto instrumentos dificilmente mostrados em outras programações culturais. Nesta temporadada da série já participaram Toninho Ferraguti e sua sanfona, Luhli com seu violão e voz e o inglês Ravi Justin Freeman, que fez um show de canto difônico e kora.



Serviço



Série Solo Música – Fernando Deddos - Eufônio

Local: Teatro da CAIXA

Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR

Data: 01 de junho

Horários: terça 20h30

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a quinta, das 12 às 19h, sexta, das 12 às 21h, sábados das 16 às 21h e domingo, das 16 às 19h)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: