sexta-feira, 14 de maio de 2010

O sitar de Alberto Marsicano na Série Solo Música



Discípulo de Ravi Shankar promove uma fusão rara das músicas erudita e indiana

Introdutor do sitar indiano no Brasil, Alberto Marsicano é a atração da Série Solo Música no dia 18 de maio, no Teatro da CAIXA. O repertório deste show é singular, pois Marsicano mostrará um trabalho único, pessoal: as transcrições que fez para a estética da música indiana, de músicas conhecidas do movimento impressionista francês. Além de música, o recital terá o artista declamando alguns poemas que traduziu com John Milton de Percy Bysshe Shelley, publicados no livro “Sementes Aladas”.


O músico não se apresenta em Curitiba há cerca de 20 anos e está feliz em mostrar o trabalho que une impressionismo a música clássica indiana, registrado no CD “Impressionismos”. Marsicano apresenta as variações que fez sobre a “Gnosssiene nº 1” e “Gymnopedie nº 1”, de Erik Satie, variações sobre “La fille aux chaveau de lin”, de Claude Debussy e variações sobre “Bolero”, de Ravel, além de dois ragas próprios: “Raga para Debussy” e “Reflexos dourados do sol da manhã”.



Alberto Marsicano é um dos poucos músicos no Brasil a se dedicar exclusivamente ao instrumento indiano, composto por 18 cordas com som metálico e glissandos e cujo formato lembra uma guitarra. Marsicano é músico, compositor, professor de música, escritor e tradutor e possui graduação em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Foi discípulo do grande nome do sitar, Ravi Shankar, que orientou inclusive o beatle George Harrison na incursão pela música indiana. Estudou também com a indiana Krishna Chakravarty.



As referências do músico vêm da natureza e, aliadas ao clássico da música indiana, resultam em uma experiência única. A fusão do som do sitar com os mais variados ritmos permite que Marsicano experimente, produzindo obras únicas. Um exemplo é o “Sitar Hendrix Experience”, gravado com outros músicos, no qual faz uma releitura das músicas de Jimi Hendrix e que foi indicado ao 49º Grammy americano.



A carreira de Alberto Marsicano é composta por cinco CDs solo. “Benares” (1995) traz ragas indianas clássicas. “Impressionismos” (1997), “Raga do Cerrado” (2000), “Quintessência” (2001) e Eletric Sitar (2003). Como escritor publicou “A Música Clássica da Índia” (2006) e os livros experimentais de poesia “Idiomalabarismos” (1979) e “Sendas Solares” (1980).



Na segunda-feira que antecede ao show (17) o músico ministrará, às 19h e com entrada franca, uma palestra na Faculdade de Artes do Paraná, na qual abordará as formas utilizadas na música clássica indiana, especialmente o raga.



Série Solo Música



A série Solo Música apresenta novidades nesta temporada do projeto. Os músicos apresentarão palestras e workshops como extensão do evento, ultrapassando o limite do show e disseminando conhecimento e informações.



O projeto consiste na apresentação de um recital por mês, em que são exibidas apresentações raras. Os artistas trazem para o projeto instrumentos dificilmente mostrados em outras programações culturais. Nesta temporadada da série já participaram Toninho Ferraguti e sua sanfona, Luhli com seu violão e voz e o inglês Ravi Justin Freeman, que fez um show de canto difônico e kora.



Serviço Série Solo Música – Alberto Marsicano – Sitar Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: 18 de maio Horários: terça 20h30 Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Um comentário:

DHAIVAT RAJ disse...

Sou sitarista profissional, o único do Brasil com contratos de shows pela Índia, Egito, Jordania e Inglaterra. Realizo também arranjos para todos os generos musicais, workshops e aulas de sitar, surbahar e rudra veena. Na verdade fui agraciado com Honra ao Mérito pelo governo indiano em 1997, pelo meu talento de executar e promover o sitar no Brasil. Como na época o consul da Índia era meu amigo, solicitei para que ele também parabeniza-se meus colegas: Krucis, Edgar, Santurys, Marsicano, etc.. Na época que morei em Delhi e fiz aulas com o mestre Ravi Shankar, perguntei à ele se havia dado aulas para um tal sitarista do Brasil. A resposta foi não! Conheci este que se diz pioneiro do sitar no Brasil há mais de vinte anos atras e percebi que o mesmo nem sabia a afinação certa do sitar e não manjava nada da arte! Seu modo de tocar parecia mais com um baião de vióla! Conheci também seu primeiro produtor o qual veio me dizer que em terra de cego quem tem um olho é rei. Bem espero que o povo brasileiro se informem mais a respeito desta arte! Apreciem minhas músicas no www.myspace.com/dhaivatraj e assistam meus vídeos no www.youtube.com/dhaivatraj Meu contato é dhaivatraj@yahoo.com.br Tel: 11-85110347 Dhaniavad, obrigado! Namazte