terça-feira, 4 de maio de 2010

Tecnologia na Educação

Tecnologia na Educação
de Raquel Marques Villardi e Eloiza da Silva Gomes

Número de Páginas: 144

Uma iniciativa pioneira na educação de qualidade e socialmente justa, parceira da inserção das novas tecnologias no processo ensino.
É possível aprender fora da sala de aula presencial. Contudo é necessário um método de educação eficaz, que alie perfeitamente programas de ensinos bem estabelecidos, com conteúdo informativo e informática. Esse é pilar que sustenta o principal objetivo do livro Tecnologia na Educação, de Raquel Villardi e Eloiza Gomes Vieira.

Resultado de uma parceria acadêmica das autoras, a obra representa o trabalho que as profissionais vêm realizando pelo crescimento e pela solidificação da Educação à Distância (EAD) no Rio de Janeiro.

O livro é composto de duas partes. A primeira trata do uso da tecnologia na educação presencial, refletindo sobre a forma como ela interfere nos modos de aprender e ensinar. Na segunda parte do livro, as autoras discorrem sobre a inserção da tecnologia na educação superior, com ênfase nos processos educacionais à distância. Além de fazer um estudo analítico imparcial, Raquel e Eloiza também expõem suas considerações sobre o futuro dos ambientes virtuais de aprendizagem, o papel/competências do professor e as ferramentas de interação, entre outros.

Tecnologia na Educação é uma obra que enfatiza o potencial da EAD no contexto do ensino superior, comprometida com a educação de qualidade e socialmente justa. Uma iniciativa que se destaca pelo pioneirismo e pela visão de futuro, trazendo importantes subsídios à irreversível inserção das novas tecnologias no processo ensino aprendizagem.
AS AUTORAS Raquel Marques Villardi é licenciada em Letras pela UERJ, Mestre e Doutora em Letras Vernáculas pela UFRJ. É professora adjunta concursada da Universidade dos Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 1983. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação, pesquisadora com projetos financiados pelo CNPq, pela FAPERJ e pela FINEP, atua na área de linguagem e processos educacionais, voltando suas questões especificamente para as tecnologias educacionais e para a Educação a Distância.


Eloiza da Silva Gomes é licenciada em Psicologia e Pedagogia, Mestre em Psicologia Escolar e Doutora em Educação Brasileira. Professora Adjunta concursada da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) desde 1989. Coordenadora do Curso de Licenciatura em Pedagogia para as séries iniciais do Ensino Fundamental, do Consórcio UERJ/CEDERJ e do IESDE. Atualmente é Diretora da Faculdade de Educação da UERJ.

UM LANÇAMENTO





Nenhum comentário: