quinta-feira, 20 de maio de 2010

TOM ZÉ É ATRAÇÃO NO TEATRO DA CAIXA



O músico apresenta a retrospectiva da carreira em “Pirulito da Ciência”

Tom Zé domina com excelência o palco do Teatro da CAIXA, de 28 a 30 de maio. O músico vem à Curitiba com o show “Pirulito da Ciência”, uma retrospectiva de sua carreira. A apresentação retrata sua carreira com canções que se popularizaram e também aquelas que marcam suas decisões de percurso e escolhas estéticas. É o registro da produção artística e da viagem de um dos artistas mais singulares do Brasil.



Tom Zé é acompanhado da banda que faz parte de sua história: Lauro Léllis na bateria, Cristina Carneiro no teclado, Daniel Maia na guitarra, Renato Léllis no baixo, Jarbas Maria na percussão e a vocalista Luanda. São músicos à altura das transformações que o artista opera em pleno palco, de surpresa, nas canções e interpretações.



O importante, diz Tom Zé, é “fazer da vivacidade do espetáculo uma companheira que belisque o cognitivo do público. É uma característica nossa, dos brasileiros. Essa tarefa é uma herança da prática nordestina de agir com generosidade com a platéia... E é o meu jeito de ser brasileiro”.



O repertório é formado pelas canções “Augusta, Angélica e Consolação”, “Nave Maria”, “Parque Industria”, “São São Paulo”, “Classe Operária”, ”Faça suas orações”, “Roquenrol Bim-Bom”, “O céu desabou”, além da sempre tão solicitada ”Menina Jesus”, em novos arranjos.





Sobre o artista



Tom Zé é formado pela Universidade de Música da Bahia, fundada por Hans-Joachim Koellreuter, que o orientou junto de Ernst Widmer. Mesclou a música erudita e de vanguarda ao regional e popular, além de incluir sons inusitados como liquidificadores e máquinas de escrever em suas canções.



O músico se uniu a um grupo de artistas que compartilhavam propósitos estéticos, se tornando o líder de um movimento conhecido então por Tropicália. Suas letras são influenciadas pela poesia concreta e privilegiam o essencial e a síntese. Os arranjos originais e a riqueza rítmica de suas composições o transformaram num dos mais irônicos e irreverentes criadores do Brasil. Ampliando os limites da canção popular, expressa a um só tempo o preto e o branco, simplicidade e alta tecnologia, realidade virtual e sonoridade naif. Une o pop à música experimental.



O mundo conheceu Tom Zé por meio de David Byrne, líder do Talking Heads, que o contratou para sua gravadora, a Luaka Bop. Os lançamentos dos CDs do brasileiro foram um sucesso, com resenhas entusiásticas em toda a imprensa mundial. Lançados pela Luaka Bop: “The Best of Tom Zé”, “The Hips of Tradition”, “Com Defeito de Fabricação” e “Post-Modern Platôs” (Platões Pós-Modernos), além de remixes de canções de Tom Zé por músicos jovens como Sean Lennon e Amon Tobin.



Dentre as inúmeras premiações, Tom Zé recebeu o Prêmio Multicultural do Estadão, na categoria Criadores, o Grande Prêmio da Crítica da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA, o Prêmio de Criatividade do Festival Composer to Composer, nos Estados Unidos e o Prêmio Shell 2007 pelo conjunto da obra. Foi escolhido como Artista Prime da revista Bravo!. O disco “The Best Of Tom Zé” está entre os 150 escolhidos dos anos 90 na revista Rolling Stone e foi o único brasileiro a se apresentar no MoMA – Museu de Arte Moderna de Nova Iorque e no super-seletivo Walker Art Center. Criou o sampler brasileiro em 1978, escreveu “Tropicalista Lenta Luta”, autobiografia e comentário sobre seu processo criativo e o documentário “Fabricando Tom Zé”, premiado nas Mostras de Cinema de São Paulo, do Rio de Janeiro e em Israel.



Serviço Música: Tom Zé – Pirulito da Ciência Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba/PR Data: de 28 a 30 de maio Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$20 e R$10 (meia – conforme legislação e clientes CAIXA) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: