domingo, 2 de maio de 2010

Virada Cultural Paulista

Virada Cultural Paulista leva a Araraquara exposição sobre a família brasileira

A Virada Cultural Paulista, evento realizado pela Secretaria de Estado da Cultura, pela primeira vez desde seu lançamento, em 2007, inclui exposições em sua programação. A partir do dia 05 maio, o público de Araraquara poderá conferir o trabalho da fotógrafa Fifi Tong, em uma montagem organizada pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) em parceria com o Memorial do Imigrante, em São Paulo, e com a Prefeitura, no Museu Voluntários da Pátria, no centro da cidade.

A exposição “Origem” apresenta 30 fotografias ampliadas de famílias brasileiras e foi produzida a partir do livro “Origem - Retratos de Família no Brasil" no qual a artista registrou, em 15 anos de pesquisa em diversas capitais do país, as misturas e os traços do tempo em muitas gerações de famílias. Com a mostra, Fifi Tong propõe uma discussão sobre o valor da família e sobre a influência da carga genética na construção do povo brasileiro.

A artista, descendente de chineses, é formada com o título de BFA (Bachelor of Fine Arts) em fotografia pelo Art Center College of Design, em Pasadena, Califórnia. Iniciou sua carreira em Los Angeles, trabalhando no Trafficanda Studios, e atuou como freelancer em Milão e no Brasil, onde fez trabalhos para estúdios de grandes agências, como a DPZ e a W/Brasil. Em 1992, montou seu próprio estúdio, onde realiza ensaios para moda, publicidade, catálogos e retratos.
A exposição “Origens” fica em cartaz no Museu Voluntários da Pátria (praça governador Pedro de Toledo, s/nº- Centro), do dia 05 de maio a 02 de julho. A entrada é gratuita.

Sistema Estadual de Museus
O SISEM-SP reúne e articula todos os museus do Estado em busca de promover o desenvolvimento e fortalecimento institucional. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria de Estado da Cultura (UPPM) e atualmente reúne cerca 502 equipamentos, entre públicos e privados, em 159 cidades. Entre as principais ações do SISEM, está a realização de exposições itinerantes e de estudos detalhados sobre cada museu e sobre as cidades onde estão localizados. O SISEM promove, ainda, diversas atividades locais, como programas de formação, capacitação e aperfeiçoamento técnico de funcionários, além de convênios entre os museus do Estado e instituições nacionais e internacionais, com o objetivo de aprimorar e valorizar as instituições e seus acervos.

Memorial Imigrante
Adquirir, preservar, pesquisar, documentar e divulgar a história da imigração e a memória dos imigrantes no Estado de São Paulo: esta é a missão do Memorial do Imigrante, órgão vinculado à Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo que atualmente atende um público de aproximadamente 10 mil visitantes por mês. A instituição foi criada em 1993 como Museus da Imigração e cinco anos depois foi convertida em memorial. O local ocupa uma parte do complexo da antiga Hospedaria de Imigrantes que, construída entre 1886 e 1888, é um dos poucos edifícios centenários da cidade de São Paulo.


Virada Cultural Paulista
A Virada Cultural Paulista, realizada pela Secretaria de Estado da Cultura, é o maior evento cultural do interior e litoral de São Paulo, reunindo, atualmente, 29 cidades. Lançada em 2007, seguindo o modelo da Virada Cultural da capital, a Virada Cultural Paulista tem para 2010 a expectativa de reunir mais 1,5 milhões de pessoas em mais de 700 atrações. Com uma programação variada e gratuita, o evento leva para o público espetáculos de dança, peças de teatro, shows e, pela primeira vez, exposições.

As cidades que recebem a Virada Cultural Paulista em 2010 são: Araçatuba, Araraquara, Assis, Bauru, Caraguatatuba, Franca, Indaiatuba, Jundiaí, Marília, Mogi das Cruzes, Mogi Guaçu, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santa Bárbara d'Oeste, São Carlos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São José dos Campos, Sorocaba e, na Região Metropolitana da Baixada Santista, Santos, Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Mongaguá, Peruíbe, Praia Grande e São Vicente.

Serviço:
"Origem: Retratos de Família no Brasil – Fifi Tong"
Período: de 05/05 a 02/07/2010
Local: Museu Voluntários da Pátria (praça Pedro de Toledo, s/nº- Centro – Araraquara-SP)
Horário: segundas-feiras, das 13h às 18h; de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; e aos sábados, das 9h às 12h
Informações: (16) 3322-4887
Entrada: gratuita

Nenhum comentário: