quinta-feira, 24 de junho de 2010

Ações para a Qualidade


Ações para a Qualidade de Marcus Vinicius Rodrigues


O conceito de multidisciplinaridade se tornou indispensável àqueles que pretendem integrar organizações em torno de um negócio. Deste modo, a Metodologia GEIQ® é um modelo integrado e multidisciplinar, fundamentado em conhecimentos contemporâneos científicos e aplicados, através de quatro ações organizacionais para a busca de melhores resultados: ações estratégicas, ações estruturais, ações comportamentais e ações operacionais. Contando com sete anexos escritos por doutores e mestres possuidores de grande know how no assunto, esta segunda edição foi revisada, ampliada e atualizada com novos conceitos que irão trazer mais conhecimento ao leitor, proporcionando a motivação necessária para as mudanças em sua vida profissional e na organização onde atua.


Conteúdo




Prefácio




Apresentação




Roteiro do Livro




Caso Referência




PARTE I: GESTÃO INTEGRADA PARA A QUALIDADE - GIEQ




CAPÍTULO 1. GIEQ: Metodologia para Melhoria da Qualidade

1.1. Qualidade: Conceitos e Evolução

1.2. Qualidade Padrão Classe Mundial: Seis Sigma

1.3. Ações Estratégicas para a Qualidade

1.4. Ações Estruturais para a Qualidade

1.5. Ações Comportamentais para a Qualidade

1.6. Ações Operacionais para a Qualidade




CAPÍTULO 2. Análise dos Processos Empresariais para a Melhoria da Qualidade

2.1. Processos: Conceitos e Aplicação

2.2. Indicadores de Desempenho de um Processo

2.3. Custo dos Processos de Melhoria: o Custo da Qualidade e da não-Qualidade

2.4. Problema: Identificação e Delimitação

2.5. Os Ciclos PDCA e DMAIC e os Processos Produtivos







PARTE II: GEIQ - AÇÕES OPERACIONAIS




CAPÍTULO 3. Ferramentas e Técnicas para a Melhoria da Qualidade

3.1. Mapeamento do Processo

3.2. Lista de Verificação

3.3. Histograma

3.4. Aplicações das Principais Medidas Estatísticas

3.5. Gráfico de Controle

3.6. Capacidade de um Processo

3.7. Diagrama de Pareto

3.8. Matriz de Prioridade

3.9. Brainstorming: Tempestade Cerebral

3.10. Diagrama de Causa e Efeito

3.11. Análise de Dispersão

3.12. Diagrama de Concentração

3.13. Gráfico Box-Plot

3.14. Planejamento de Experimento

3.15. Análise de Variância

3.16. Análise de Taguchi

3.17. Diagramas para o Planejamento e Gestão dos Processos




CAPÍTULO 4. Confiabilidade, Análise e Prevenção das Falhas para a Melhoria da Qualidade

4.1. Confiabilidade e Taxas de Falhas

4.2. Análise de Modo de Falhas e Efeito – FMEA

4.3. Análise de Árvore de Falhas – FTA

4.4. Prevenção de Falhas Humanas – Poka Yoke

4.5. Prevenção de Falhas Técnicas – Sistemas de Manutenção




CAPÍTULO 5. Programas e Métodos para a Melhoria da Qualidade

5.1. Programa 5S: Reeducação para a Qualidade

5.2. Benchmarking: Busca do Referencial de Excelência

5.3. Reengenharia de Processos

5.4. Just in Time - JIT

5.5. Análise de Valor - AV

5.6. Desdobramento da Função Qualidade – QFD

5.7. Gestão do Clientes







ANEXOS

A – ISO 9001: Conceitos Básicos e Implementação

Por Sidney Teylor, Doutor.




B – ISO 14001: Conceitos Básicos e Implementação

Por Guido Ferolla, Doutor.



C - OHSAS 18000: Conceitos Básicos e Implantação

Por Paulo Antonio Barros Oliveira, Doutor.




D - SA 8000: Conceitos Básicos e Implementação

Por Ricamar Maia, Mestre.




E – Prêmio Nacional da Qualidade – PNQ: Conceitos Básicos e Implementação

Por Antônio Batista, Mestre.




F – CMM (Capability Maturity Model): Conceitos Básicos e Implementação

Por Aldo Pires, Mestre.




G – Os Grandes Nomes da Qualidade

Por Antônio Fandiño, Doutor.




H – Tabela de Tolerância: Desvio Padrão – Partes por Milhão



A CRÍTICA


“O mais recente trabalho de Marcus Vinicius Rodrigues vem dar continuidade a brilhante carreira que vem trilhando, mesclando experiências de pesquisa, ensino, consultoria e ação administrativa. Em seu quinto livro demonstra um grande esforço científico e uma preocupação em interferir na realidade social para minimizar as conseqüências negativas notadas no mundo produtivo da atualidade, por meio da democratização do conhecimento e do estímulo ao comprometimento de indivíduos e organizações com a melhoria contínua dos processos produtivos. Oferece uma importante contribuição para a compreensão da Gestão da Qualidade, revelando grande objetividade e clareza. Trata-se de uma leitura agradável, capaz de levar à reflexão e estimular a prática. Este livro merece ser lido por professores, pesquisadores, gerentes e estudantes”. Lúcio Flávio Renault Moraes, PhD Professor e Pesquisador da COPEAD/UFMG - Belo Horizonte/MG

“Ações para a Qualidade reúne e sintetiza, de forma clara e objetiva, abordagens e instrumental analítico orientado para a busca de excelência empresarial. Trata-se de um enfoque técnico, complementar aos estudos teórico-conceituais, que visa a formação integral do administrador”. Bianor Scelza Cavalcanti, PhD Diretor Internacional da FGV - Rio de Janeiro/RJ

”O livro Acções para a Qualidade - Gestão Integrada para a Busca dos Seis Sigmas - é uma obra fundamental para quem tem a responsabilidade de controlar a qualidade no contexto organizacional.
O Prof. Marcus Vinicius na senda dos seus anteriores livros, conseguiu sintetizar com êxito e, sem perda de rigor, os principais instrumentos utilizados na gestão da qualidade provenientes das mais modernas técnicas de administração de empresas. O leitor encontrará nesta obra uma ferramenta poderosa que o ajudará a melhorar a eficiência e a eficácia da sua empresa ou instituição”. Luís Antero Reto, PhD Presidente da Business School - INDEG/ISCTE - Lisboa/Portugal

“A obra resulta de vasta experiência e rigoroso estudo empreitados pelo autor para trazer, à luz dos conhecimentos, valores consistentes e indispensáveis à formação e atuação de gestores.
Numa linguagem clara, objetiva e bem fundamentada em conceitos, dados, fatos e práticas transitam entre estratégias, estruturas, valores e processos; não como um receituário para as organizações, porque o autor respeita-lhes nas particularidades, nos riscos e oportunidades a que possam ficar sujeitas e, porque ampara-se no estudo e nas contribuições da filosofia, das ciências sociais, da economia, da engenharia, bem como na aplicação de métodos e recursos da estatística e das novas tecnologias da informação. Ao recomendar procedimentos e o uso de ferramentas da qualidade, enraíza-se nos fundamentos, na apropriação adequada de meios e métodos e na exemplificação, de tal forma que permite ao leitor, consistente reflexão na busca, descoberta e emprego de soluções para um modelo de gestão integrada. O livro desenha o panorama evolutivo do pensamento administrativo ao longo dos tempos, numa abordagem histórica e contextual até às mais recentes correntes. Sua arquitetura didática compreende uma propositura orientadora, capaz de integrar o gosto pela leitura à compreensão das razões e das aplicabilidades das ferramentas de Qualidade Seis Sigma como caminho para o aprender a aprender a fazer a gestão integrada das organizações. Reflete seriedade e responsabilidade esperadas. Honório Tomelim Fundador da UNA – Centro Universitário de Ciências Gerenciais - Belo Horizonte/MG

UM LANÇAMENTO







Nenhum comentário: