quarta-feira, 23 de junho de 2010

FILHO DA GUERRA de Emmanuel Jal


FILHO DA GUERRA
de Emmanuel Jal


Páginas:296

No meio dos anos 1980, Emmanuel Jal era um garoto sudanês de 7 anos que vivia em uma pequena vila com sua mãe, pai e irmãos. Tinha uma vida simples, mas feliz, até que uma guerra civil explode em seu país e a vida que conhecia nunca mais foi a mesma. Filho da guerra apresenta a história real de um garoto que é forçado a abandonar a infância para lutar em uma guerra que não compreendia contada por ele próprio, Emmanuel Jal.

Jal Jok, como era chamado, após a morte da mãe e do distanciamento do pai, que se torna um influente comandante do Exército de Libertação do Povo do Sudão (ELPS), logo se vê junto com outros 10 mil meninos, conhecidos como os Meninos Perdidos do Sudão, abandonado no meio de um conflito insano, lutando em duas guerras civis por quase uma década sem nem mesmo entender as razões destes conflitos.

O pequeno órfão vive atrás de uma cortina de terror: para se salvar, entra em uma marcha pelo deserto rumo à Etiópia, passando pelos ossos de adultos e crianças que não sobreviveram à árdua viagem. Jal testemunha a morte de amigos e familiares e começa um duro treinamento para ser um soldado de verdade, em campos do próprio ELPS, onde esperava reencontrar seu pai.

O garoto de menos de 10 anos aprende a usar uma arma maior que si próprio, e logo entra em combate contra soldados e civis. Aprende a ser duro e inclemente, deixa a raiva e o ódio dominarem seus dias. E fica à mercê dos rumos da guerra, enfrentando, além dos inimigos, a fome e a incerteza.

Mas, obstinadamente, o menino perdido sobrevive e sua vida começa a mudar quando é adotado por uma voluntária britânica. Lentamente, começa uma nova jornada que o levaria à música e ao sucesso que o tornaria um cantor conhecido no mundo todo.

O livro mostra como Emmanuel conseguiu aplacar sua raiva e começar uma nova realidade para si mesmo. Chocante, inspirador e, antes de tudo, cheio de esperança, Filho da guerra é antes de mais nada um depoimento de um jovem único, determinado a contar sua história e assim trazer paz a sua terra natal.




O Autor

Emmanuel Jal nasceu no Sudão e conquistou o público internacional com a mensagem de paz e resistência de sua música. Em 2005, lançou o primeiro álbum, Gua, seguido por War child, em 2008. No mesmo ano, o documentário biográfico War child foi aclamado no Festival de Cinema de Berlim e recebeu o prêmio escolha da audiência no Festival de Cinema de Tribeca (Nova York). Jal é porta-voz da Anistia Internacional e da Oxfam e colabora com entidades de ajuda humanitária como a Unicef, o Programa Alimentar Mundial e a Christian Aid.



LANÇAMENTO DA

Nenhum comentário: