sexta-feira, 18 de junho de 2010

Mostra no Masac faz da cruz um elemento de reflexão






A artista plástica venezuelana Virginia Rojas responde pela exposição “Símbolo”, que tem abertura marcada para esta sexta-feira (18), às 19h.



A partir das 19h desta sexta-feira (18), o Museu de Arte Sacra de Curitiba – Masac abriga a exposição “Símbolo”, que reúne obras da artista plástica venezuelana Virginia Rojas. Tendo a cruz como referência, a artista propõe uma reflexão entre o objeto e suas representações e apropriações. A mostra permanece aberta ao público até o dia 18 de julho de 2010.

Sob a curadoria de Ana Itália Paraná Mariano e Ana Silvia Paraná Mariano, estão reunidos trabalhos em diversas dimensões, realizados em materiais variados, entre eles ferro oxidado e folha de ouro sobre madeira. As curadoras lembram que, dentro de uma perspectiva histórica, a cruz como símbolo nos permite reflexões, dialogando ora com a vida ora com a morte. Dessa forma, a cruz está arraigada no imaginário como uma luz, um caminho, um projeto de construção e integração da humanidade.

A exposição leva cada visitante – dependendo de suas próprias vivências – a empreender uma jornada interior, abordando a cruz como a carga simbólica que carrega. A abundância de cruzes envereda pelos caminhos da tradição e da estética, da experiência visual e documenta a passagem desse símbolo, desde o início da era cristã até os nossos dias.



A artista – Nascida em Caracas (Venezuela), Virginia Rojas estudou artes em seu país e também na Silvermine University of Arts de Connecticut (Estados Unidos). Vivendo há muitos anos no Brasil, a artista aperfeiçoou técnicas em cursos na Faculdade de Artes do Paraná, Solar do Barão e Centro de Criatividade de Curitiba, além de ter frequentado o ateliê de Luiz Carlos Andrade Lima.

No currículo de Virginia Rojas constam várias exposições individuais e coletivas em sua terra natal e também em Curitiba e na cidade paranaense da Lapa. Em 1999, participou da homenagem a Daisaku Ikeda, com mostra no Museu de Arte Moderna de Tóquio (Japão). Teve obras selecionadas em diversos salões na Venezuela e, em 2010, um de seus trabalhos integra a Casa Cor de Curitiba.



Serviço: Exposição “Símbolo”, com obras da artista plástica venezuelana Virginia Rojas Data: De 18 de junho (abertura às 19h) a 18 de julho de 2010 Local: Museu de Arte Sacra de Curitiba – Masac (Largo da Ordem – anexo à Igreja da Ordem – Setor Histórico) Horário de visitas: de terça a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h; sábados e domingos, das 9h às 14h Entrada franca

Nenhum comentário: