segunda-feira, 21 de junho de 2010

Sá publica em Braille para atender a programa governamental

A Sá Editora foi selecionada para produzir mais de 16.000 livros em Braille para atender a programa do FNDE.

O título escolhido, não por acaso, foi FECHE OS OLHOS PARA VER MELHOR, de Sérgio Sá, que é cego desde o nascimento.

A gráfica da Fundação Dorina Nowill em São Paulo trabalhou a toque de caixa para cumprir prazo estrito do edital — em apenas 10 dias foram produzidas 340.000 páginas em Braille para serem levadas à Brasília em maio passado. A carga ocupou duas carretas e mais um caminhão. Para proteger o livro, 1.200 caixas de papelão foram providenciadas. A operação de guerra que foi formada, ocupou duas dezenas de funcionários da Fundação Dorina, comandados pelo gerente executivo Roberto Gallo.Cegos e videntes trabalhavam nas prensas, encadernagem e embalagem dos livros, com emoção e envolvimento.

Segundo Eliana Sá, da Sá, “nossa alegria é maior ainda porque cumprimos nosso objetivo de oferecer leitura ao deficiente visual, tão carente em material atualizado e que, além do mais, fale diretamente a ele”.

Para Sérgio Sá, o autor, “meu livro fala sobre como despertar os sentidos, os outros que ficam ás vezes embutidos, ou esquecidos pela soberania da visão”. Nada melhor então que usar o tato para ler e usufruir da palavra em relevo.


Em primeiro plano, Sérgio Sá e Dorina Nowill, atrás, Eveline Albuquerque e Eliana Sá, da Sá, em evento de lançamento do livro Feche os olhos para ver melhor.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – Censo 2000, o Brasil tem 2,5 milhões de pessoas cegas ou com deficiência visual severa.


um lançamento




Nenhum comentário: