segunda-feira, 21 de junho de 2010

TEATRO DA CAIXA APRESENTA ORQUESTRA ARGENTINA DE TANGO “PUNK”



Orquestra Típica Fernàndez Fierro abre nova temporada em Curitiba

A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a Orquestra Típica Fernàndez Fierro - OTFF de 25 a 27 de junho de 2010. O grupo argentino, que está no Brasil pelo quarto ano consecutivo e na capital paranaense pela segunda vez, apresenta o álbum “Fernandez Fierro”. O repertório do show inclui as composições clássicas de Astor Piazzolla, Carlos Gardel e Mariano Mores, além das músicas próprias.



Os músicos, de cabelos compridos e visual moderno, escaparam do clichê do tango misturando o estilo clássico aos elementos do rock e, são considerados os representantes do chamado tango “moderno” ou “punk”. A OTFF é composta pelos onze instrumentos típicos - única relação que explica o “típica” do nome da orquestra - do tango tradicional: quatro bandoneóns, três violinos, viola, violoncelo, contra baixo e piano, além da voz principal. O som se diferencia pela intensa maneira do grupo sentir e interpretar o tango, com energia, descontração e agressividade, além dos diversos arranjos singulares. A interpretação transcende o cenário estrito do tango.



O grupo formado em 2001 começou tocando na tradicional feira de San Telmo, em Buenos Aires, e atualmente gerencia o Clube Atlético Fernández Fierro - CAFF, local sob o River Plate no qual costuma tocar. A discografia é composta por seis álbuns: “Envasado en Origen" (2002), "Destrucción Masiva" (2003), “Vivo en Europa” (2005), “Tango Antipánico” (2005) e “Mucha Mierda” (2006), elegido este pelo El Diario La Nación como um dos dez melhores discos do ano. Em 2006 ganhou o Prêmio Gardel com “Orquestra Tango” e lançou por último "Fernandez Fierro" (2009), álbum unanimemente elogiado pela imprensa e eleito pela edição da revista Rolling Stone Argentina como um dos cinco melhores álbuns de tango de 2009.



A OTFF já se apresentou no Joe's Pub em Nova York, NASA Reykjavik, Teatro Solís de Montevidéu, Auditório Ibirapuera em São Paulo, Tropentheater de Amsterdam, Centro Barbican em Londres, em Novo Paris, La Mar de Músicas Festival de Cartagena na Espanha, Festival Cervantino no México, Festival de Música do Mundo em Portugal, no festival de Recife Rec Beat, entre outros.



Com seus arranjos personalizados, seus trajes coloridos e seu compromisso social, os meninos da Orquestra Típica Fernàndez Fierro vêm renovando radicalmente a imagem decaída dos espetáculos de tango de Buenos Aires e seguem com a incumbência de continuar o reinventando para que alcance as próximas gerações.



Serviço: Música: Orquestra Típica Fernàndez Fierro Local: Teatro da CAIXA Endereço: Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro – Curitiba Data: de 25 a 27 de junho Horários: sexta e sábado 21h e domingo 19h Ingressos: R$20 e R$10 (conforme legislação, clientes CAIXA e 20% de desconto para o Clube do Assinante Gazeta do Povo) Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, das 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima do teatro: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: