sexta-feira, 18 de junho de 2010

Violão em destaque na apresentação da Sinfonética







O violonista, compositor e arranjador Fabiano Silveira, o Tiziu, sobe ao palco para o espetáculo que acontece às 20h desta sexta-feira (18), no Conservatório de MPB de Curitiba.



O violão de 7 cordas do músico Fabiano Silveira, o Tiziu, dá o tom do espetáculo que o grupo curitibano Sinfonética Comunitária Flutuante apresenta às 20h desta sexta-feira (18). A sessão musical acontece no Conservatório de MPB de Curitiba, espaço da Prefeitura Municipal, e leva ao palco o talento de instrumentistas locais, numa proposta que une improviso e criatividade.

Nascido em Curitiba, o violonista, compositor e arranjador Tiziu começou os estudos musicais aos 13 anos de idade, tendo participado de oficinas e workshops com Toninho Carrasqueira, Maurício Carrilho, Nelson Sargento e Guinga, entre outros. No Conservatório de MPB de Curitiba, onde hoje é professor, estudou as técnicas do violão de 7 cordas com Luciano Lima, além de frequentar cursos de prática de conjunto, leitura e escrita musical, harmonia, improvisação e canto.

Integrante do Trio Quintina, que se dedica exclusivamente à música popular brasileira, Tiziu fez turnê pela Europa e tem cinco CDs gravados, sendo três deles inteiramente autorais e um ao vivo, reunindo clássicos da MPB. Em 2004 voltou à Espanha como convidado do festival Brasil no Ar, realizado em Barcelona. Também participante do Clube do Choro de Curitiba, lançou em 2007 o primeiro CD autoral do grupo.

O artista já fez parte da Orquestra de Gafieira Maria Faceira e da Orquestra À Base de Corda, tendo dividido o palco com importantes nomes, entre eles Roberto Correa, Mônica Salmaso, Joel Nascimento, Ná Ozzetti, Dominguinhos e Zé Renato.



Sinfonética – O improviso é uma das características da Sinfonética Comunitária Flutuante, que faz com que artistas e plateia compartilhem o inesperado. Normalmente, a formação do grupo e o repertório a ser executado são conhecidos somente quando os músicos começam a tocar. O grupo é coordenado pelo instrumentista, compositor e professor Glauco Sölter.

A Sinfonética reúne-se desde 2001. Os primeiros encontros foram em bares da cidade e, em 2004, as apresentações passaram a acontecer no Conservatório de MPB. O espetáculo é uma oportunidade para os jovens talentos estarem ao lado de profissionais experientes. O repertório conta com obras dos grandes mestres da música brasileira de todos os tempos, entre eles Hermeto Pascoal, Egberto Gismonti, Edu Lobo, Tom Jobim, Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Toninho Horta, Laércio de Freitas e Waltel Branco, além de composições de músicos locais. O objetivo principal do grupo é divulgar e experimentar a produção musical do Brasil.



Serviço: Sinfonética Comunitária Flutuante com o violonista Fabiano Silveira, o Tiziu Data e horário: 18 de junho de 2010 (sexta-feira), às 20h Local: Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba (Rua Mateus Leme, 66 – Setor Histórico) Ingressos: R$ 5 e R$ 2,50 (estudantes) Informações: (41) 3321-3208

Nenhum comentário: